Dados do Trabalho


Título

PROGRAMA DE QUALIFICAÇAO EM ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA PARA ACADÊMICOS EM UM HOSPITAL ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

Os cursos de graduação em enfermagem buscam formar profissionalmente indivíduos que atuarão de forma global no mercado de trabalho, transformando, inovando e lutando pelos interesses profissionais e da classe. A formação de enfermeiros generalistas é o eixo norteador da estrutura curricular na maioria dos cursos de graduação em enfermagem, no entanto é importante que existam oportunidades extra-curriculares nos serviços de saúde para que os acadêmicos possam vivenciar a atenção em saúde em unidades especializadas. Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem em um programa de formação oferecido pelo serviço de nefrologia de um hospital escola de Porto Alegre- RS. Compartilhar a experiência de ensino e aprendizagem sobre a atuação do enfermeiro em uma área especializada.

Material e Método

Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem do 9º semestre e 7º semestre em um programa de formação extracurricular em hospital escola do sul do país. A capacitação ocorreu de segunda à sexta-feira, por 120h.

Resultados

A vivência se deu através de práticas assistenciais na unidade de hemodiálise, ambulatórios de tratamento conservador, transplantes e diálise peritoneal. Na primeira semana houve uma capacitação teórica dos alunos com aulas expositivas ministradas pelos enfermeiros do serviço de nefrologia e após os alunos passavam 1 semana em cada subárea dentro do atendimento do portador de doença renal crônica. Sob supervisão do enfermeiro os alunos gradativamente passaram a realizar alguns cuidados tais como instalação do paciente em hemodiálise, punção de fístula arteriovenosa, manipulação de cateteres, curativos, exame físico, evolução, consulta de Enfermagem com pacientes pré e pós transplante renal, acompanhamento na capacitação para os familiares que realizam os cuidados em pacientes que fazem diálise peritoneal a nível residencial

Discussão e Conclusões

Vivenciar esses momentos foi de suma importância para o desenvolvimento do conhecimento dos alunos referente a nefrologia pois há uma grande carência sobre o tema durante o percorrer da graduação. O programa de qualificação de alunos pôde ofertar uma nova perspectiva de carreira, uma ampla visão dos serviços ofertados aos pacientes com doença renal crônica e de como o sistema único de saúde ampara esta gama de pacientes que está em crescente demanda por serviços de saúde especializados.

Palavras Chave

Formação; Enfermagem ; Nefrologia

Área

Multiprofissional: Enfermagem

Instituições

Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Cinthia Dalasta Caetano Fujii, Bruna Ribeiro Gonçalves, Ester de Melo Borba