Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLINICO-EPIDEMIOLOGICO DE DOENTES RENAIS CRONICOS NA ADMISSAO DO AMBULATORIO DE NEFROLOGIA EM PERNAMBUCO

Introdução

O número de pacientes com doença renal crônica (DRC) e necessidade de terapia renal substitutiva (TRS) vêm crescendo mundialmente em consequência do aumento da expectativa de vida e prevalência de comorbidades como Diabetes Mellitus (DM) e Hipertensão Arterial (HAS). A intervenção ambulatorial precoce com estratégias para tratamento e prevenção de complicações clínicas da DRC tem papel fundamental no retardo de sua progressão. No Brasil, são escassos os dados sobre pacientes com DRC no momento em que são encaminhados ao nefrologista.

Material e Método

O trabalho tem como objetivo avaliar o perfil clínico-epidemiológico dos doentes renais crônicos encaminhados ao ambulatório de DRC. Trata-se de estudo observacional descritivo com dados coletados de prontuários do ambulatório de DRC conservador do IMIP no período de março de 2010 à fevereiro de 2019. As variáveis analisadas foram sexo, idade, procedência do encaminhamento, etiologia da DRC, pressão arterial (PA), glicemia, perfil lipídico e índice de massa corpórea (IMC).

Resultados

Foram avaliados 1473 pacientes em primeira consulta com a nefrologia; desses, 56,5% eram homens e a idade média era 60,88 anos ±16,59. Da população em análise, apenas 9,1% foram encaminhados da atenção primária. As principais etiologias da DRC foram nefroesclerose hipertensiva (43,85%), nefropatia diabética (34,5%) e nefropatia obstrutiva (11,86%). Dos pacientes avaliados, 48,1% tinham PA acima de 130x80mmHg, 45,5% tinham Hemoglobina glicada (HbA1c) > 7% e 62,5 % estavam com o IMC acima do ideal. Quanto ao perfil lipídico, 48,3% da amostra tinha Colesterol LDL > 100mg/dl. Quando estratificados por estágio da DRC, 39,9% estavam em estágio VI da doença. Dos pacientes avaliados, 23,5% eram classificados com anemia, com corte de Hb<10mg/dl.

Discussão e Conclusões

No presente estudo, as principais causas de DRC foram HAS e DM. Houve quantidade reduzida de referência da atenção primária para o especialista, com encaminhamento tardio ao ambulatório de DRC, implicando em limitação na introdução de estratégias para retardar progressão de doença e início de TRS, elevando a morbimortalidade dos pacientes.

Palavras Chave

Doença Renal Crônica, Hipertensão, Diabetes Mellitus

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

IMIP - Pernambuco - Brasil

Autores

HELLEN CAROLINE OLIVEIRA PEREIRA, THAYNA RAMOS SANTOS MORAES, TATIANA RIBEIRO VALÉRIO, TATIANA CRISTINA MANZI SENA SANTOS, THIAGO MARTINS SAMPAIO LACERDA