Dados do Trabalho


Título

ATUAÇAO DO NUCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE (NSP) NA REDUÇAO DOS RISCOS DE QUEDAS DE PACIENTES RENAIS CRONICOS EM HEMODIALISE.

Introdução

O paciente renal crônico em tratamento hemodialítico apresenta fatores de risco para quedas aumentados, devido a própria patologia e ao tratamento. Após análise, o serviço de diálise classificou o grau de risco de queda para os pacientes sendo: alto (idosos, idosos diabéticos, idosos hipertensos, deficientes visuais, pacientes em uso de aparelho para deambulação, marcha alterada), médio (diabéticos e hipertensos não idosos) e baixo (demais doenças de base e cadeirantes).

Material e Método

Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, na qual as informações foram coletadas, com 236 pacientes, a partir do banco de dados do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), no período de 12 meses, do Instituto de Doenças Renais de São João da Boa Vista-SP.

Resultados

No período analisado percebeu-se que 95 (40,2%) dos pacientes foram classificados com alto risco de queda, 102 (43,2%) médio risco e 39 (16,5%) baixo risco. Neste período foi observado um total de 42 quedas (91%) em domicilio/rua, sendo que 11 caidores eram idosos hipertensos, 11 idosos diabéticos, 07 hipertensos não idosos, 02 diabéticos não idosos, 05 idosos e 06 não idosos com outras patologias; e 04 (8,69%) quedas ocorreram no IDR, sendo os caidores 01 diabético não idoso, 01 idoso hipertenso e 02 idosos com outra patologia de base.

Discussão e Conclusões

Diante dos resultados obtidos, o IDR adotou o uso de crachás na cor vermelha, diferenciando o grau de risco através de um adesivo colorido: preto (alto risco de queda), vermelho (médio risco de queda) e verde (baixo risco de queda). Todos os pacientes, e acompanhantes, admitidos no serviço recebem folhetos que elucidam os riscos e prevenções de quedas. O setor de transporte dos municipios assistidos, receberam um oficio explicando os cuidados e prevenção de quedas dos pacientes que utilizam o mesmo. A equipe multiprofissional foi treinada, a fim de compreender o processo de segurança do paciente durante sua permanência no serviço, desde sua chegada na clínica, com a entrega dos crachás pela recepção até sua saída ao se direcionar ao transporte.
A elaboração do protocolo de segurança do paciente, possibilitou o desenvolvimento de ações diversificadas que garantem a prevenção e redução de quedas neste serviço. O índice de quedas apresentou uma diminuição com a implantação das ações realizadas. Esta experiência mostrou que o uso de protocolos e de indicadores de avaliação são ferramentas gerenciais para o enfermeiro no processo de melhoria da qualidade e segurança na assistência ao paciente.

Palavras Chave

Insuficiência Renal Crônica; Hemodiálise; Acidentes por Quedas; Segurança do Paciente.

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

INSTITUTO DE DOENÇAS RENAIS - São Paulo - Brasil

Autores

THAIS CARRERA CARVALHO, SILVANA VEIGA ALMEIDA, ERIKA BERTOLDO RABELO MONTEIRO, CYRO NOGUEIRA FRAGA MOREIRA FILHO, WAGNER SANTA CATHARINA