Dados do Trabalho


Título

HIPERCALCEMIA REFRATARIA SECUNDARIA A APLICAÇAO DE METACRILATO, RELATO DE CASO.

Introdução

A associação de hipercalcemia e doença granulomatosa é reconhecida de longa data, a aplicação de substâncias para aumento de volume em regiões do corpo, pode desencadear reação inflamatória, granulomas e hipercalcemia. Apresentamos o caso de uma paciente de 62 anos, com relato de múltiplas intervenções estéticas, admitida em um hospital geral por hipercalcemia, Ca iônico (Ca-i) 1,89 mmol/l, insuficiência renal, creatinina 3,7 mg/dl, e nefrocalcinose.

Material e Método

Revisão de Prontuário

Resultados

A hipercalcemia foi controlada com SF0,9%, calcitonina SC e pamidronato EV. Realizou dosagens de PTH 04 pg/ml, 25 e 1,25 (OH) Vit D dentro da normalidade, Vit A 0,9mg/L, eletroforese de proteínas séricas, urinárias e imunofixação sem pico monoclonal, TC de tórax sem adenomegalias, USG de abdome total sugestivo de nefrocalcinose, Não aceitou permanecer internada para concluir investigação.
Após alta, elevou Ca-i a 2,07 mmol/l e creatinina a 3,7mg/dl. Reinternada, realizou dosagem de PTH-rp < 0,8, EDA e colonoscopia normais, RNM de corpo inteiro para pesquisa de metástases ósseas, negativa, recusou-se a permanecer internada, após controle da hipercalcemia. Em consultório, fez uso de denosumab e posteriormente pamidronato, mantendo elevação gradual da calcemia, optado por nova internação por piora da função renal e hipoatividade. A paciente revelou aplicação de polimetilmetacrilato (PMMA) em glúteos, com finalidades estéticas há 10 anos. Suspeitado de hipercalcemia secundária a doença granulomatosa por aplicação de PMMA, com níveis inapropriadamente normais de vitamina D, iniciado prednisona 40 mg/dia. A RNM de bacia mostrou múltiplos nódulos em músculos glúteos, sugestivas de granulomas. A biópsia evidenciou reação inflamatória crônica de corpo estranho, PETCT mostrou atividade metabólica apenas em glúteos.

Discussão e Conclusões

Existem relatos de diversas substâncias com o objetivo de aumentar o volume de áreas do corpo, como silicones, parafina, ácido hialurônico e PMMA. Reações granulomatosas podem ocorrer após aplicação de materiais permanentes para preenchimento ou infiltração. Os macrófagos das células granulomatosas produzem alfa 1 hidroxilase, acarretando aumento do calcitriol tissular, resultando em hipercalcemia.
Hipercalcemia decorrente de aplicação de metacrilato, é uma complicação rara, pode ser tardia e grave, com potencial risco a vida. Deve ser lembrada em pacientes com hipercalcemia persistente, sem evidencia de hiperparatireoidismo, ou de malignidade, com relato de procedimentos estéticos.

Palavras Chave

Hipercalcemia; PMMA; Doença Granulomatosa

Área

Nefrologia Clínica

Instituições

Hospital Universitário Professor Edgard Santos - Bahia - Brasil

Autores

Tainan Gomes Rodrigues Souza, Stenio Ataíde Cerqueira Ataíde, Oriana Maria Mattos e Silva Brandão