Dados do Trabalho


Título

PREVENÇAO DE DOENÇA RENAL CRONICA E COMPLICAÇOES CARDIOVASCULARES EM HIPERTENSOS

Introdução

Hipertensão arterial sistêmica é uma doença que afeta entre 22-28,7% da população brasileira, constituindo-se um importante problema de saúde pública. Suas complicações constituem importantes causas de morbimortalidade, representando a principal causa de doença renal crônica no país.

Material e Método

Realizou-se estudo transversal com 209 participantes de campanhas de saúde na cidade de Fortaleza em 2018. Foram coletados dados sobre o perfil e medidas antropométricas por meio de um questionário estruturado, além de valores de pressão arterial e glicemia capilar. Os fatores de risco considerados para o desenvolvimento de complicações renais e cardiovasculares em indivíduos hipertensos (com valores minimos de PAS > 130 mmHg ou PAD >85 mmHg) foram: idade, sexo, tabagismo, obesidade, histórico familiar de doença cardiovascular e presença de Diabetes Mellitus. Conforme a 7a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, considerou-se baixo risco a presença de 1 ou 2 fatores, médio risco a presença de 3 ou mais fatores e alto risco a presença de lesão em órgão-alvo, doença cardiovascular (DCV), doença renal crônica ou Diabetes Mellitus.

Resultados

Foram atendidas 209 pessoas durante as campanhas realizadas, sendo 178 mulheres (85,2%) e 31 homens (14,8%). A média de idade foi 59,4 ± 13,7 anos. Observou-se que 41 (19,6%) pessoas apresentavam Diabetes Mellitus. Hipertensão Arterial Sistêmica foi constatada em 101 (48,3%) pessoas. No grupo de hipertensos, a média da idade foi 63,3 ± 10,3 anos e do IMC foi 28,4 ± 4,6 kg/m². Entre os hipertensos, 75 possuíam os valores minimos de PAS e PAD para a classificação de risco. Nesse grupo, 29 (38,6%) indivíduos possuiam IMC > 30 kg/m², 25 (33,3%) possuiam DM, 4 (5,3%) eram tabagistas e 59 (78,6%) possuiam CA acima dos valores de referência. Ademais, 12 (16%) e 37 (49,3%) indivíduos possuiam respectivamente histórico pessoal e familiar de DCV. Dentre os 75 indivíduos, 8 (10,6%), 30 (40 %) e 37 (49,4%) foram classificados respectivamente em baixo, intermediário e alto risco.

Discussão e Conclusões

Na população estudada, a presença de Hipertensão Arterial Sistêmica, aliada aos fatores de risco, é um forte determinante para a ocorrência de alterações renais e cardiovasculares. Assim, as atividades de promoção da saúde e prevenção das doenças, bem como seu controle adequado, são fundamentais para evitar o desenvolvimento de outras complicações, como a Doença Renal Crônica.

Palavras Chave

hipertensos; doença renal crônica; complicações cardiovasculares

Área

Hipertensão

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Lucas Andrade Cavalcante, Paulo Vitor Souza Pimentel, Gabriela Correia Pequeno, Dionizia Lorrana Sousa, Brenda Luzia Paiva, Guilherme Nascimento Santos, Mariana Mota Monteiro Latorre, Elizabeth Francesco Daher