Dados do Trabalho


Título

REMISSAO COMPLETA DE GESF COM INIBIDOR DE CALCINEURINA: RELATO DE CASO

Introdução

A Glomeruloesclerose Segmentar Focal (GESF) é importante causa de síndrome nefrótica idiopática, correspondendo a 35% destes casos nos EUA. Possui taxa de remissão espontânea desconhecida, porém estimada em cerca de apenas 10%, sendo mais comum nos casos com função renal normal e proteinúria não nefrótica. Dentre os fatores indicativos de bom prognóstico, destaca-se a resposta da proteinúria ao tratamento. O tratamento de escolha é com corticoide, na dose de 1mg/kg/dia, sendo os inibidores de calcineurina considerados drogas de segunda linha.

Material e Método

Relato de caso de uma paciente com diagnóstico de GESF, acompanhada entre abril/2017 e abril/2019. Todas as consultas e exames complementares foram registrados em prontuário eletrônico, revisado para elaboração deste relato.

Resultados

Paciente do sexo feminino, 34 anos, previamente hígida, sem história familiar de nefropatia. Em Fevereiro/2017 iniciou quadro de edema em membros inferiores. Evoluiu com anasarca, associada a urina espumosa e redução do débito urinário. Após 30 dias, apresentava ganho ponderal de 12Kg, ortopneia e dispneia aos esforços habituais. Exames complementares evidenciaram função renal preservada (CKD-EPI 120,6mL/min/1,73m2), proteinúria de 5750mg/24h e LDL-c 418mg/dL. Anticorpos e sorologias negativas. Inicialmente, a paciente abandonou o acompanhamento e optou por terapias alternativas com ervas e acupuntura. Devido a não melhora, a paciente retomou o acompanhamento e aceitou realizar a biópsia. Foi submetida à biópsia renal em julho/2017, via videolaparoscopia, sem intercorrências. No internamento, a equipe do hospital realizou pulsoterapia empírica com Metilprednisolona 500mg por 3 dias consecutivos seguido de Prednisona 60mg/dia. A paciente apresentou hemorragia digestiva alta (HDA) secundária ao corticoide - a investigação diagnóstica de HDA afastou outras causas. A biópsia renal foi sugestiva de GESF (Figura 1). Após alta hospitalar, foi iniciada Ciclosporina (Cya) 200mg/dia e mantida Prednisona 20mg/dia. Após 1 semana de uso da Cya, houve redução da proteinúria em mais de 50% (de 5750mg/24h para 2200mg/24h), seguido de remissão completa do quadro 15 dias após início da Cya. O edema e os níveis de LDL-c reduziram gradativamente. A função renal se manteve dentro da normalidade.

Discussão e Conclusões

Este relato ratifica que pacientes com GESF que possuem contraindicação ao tratamento com corticoide podem alcançar resultados satisfatórios com uso de Ciclosporina.

Palavras Chave

GESF, Glomerulopatia, Inibidor de Calcineurina, Ciclosporina

Área

Doenças do Glomérulo

Instituições

Grupo CSB - Bahia - Brasil

Autores

Ana Flavia Moura, Jose A Moura-Neto