Dados do Trabalho


Título

TRANSPLANTE NO BRASIL: RESGATE HISTORICO DO PRIMEIRO CASO

Introdução

Atualmente, o Brasil ocupa a segunda posição em números absolutos de transplantes de órgãos no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Em abril de 2019, comemorou-se 55 anos da realização do primeiro transplante no Brasil. Em 1964, na ocasião do procedimento, houve pouca repercussão na mídia nacional e o caso não foi relatado em periódico científico, permanecendo motivo de dúvida e controvérsia por alguns anos. O presente relato rememora e ratifica este fato histórico por ocasião da data comemorativa.

Material e Método

Os dados utilizados para a descrição retrospectiva deste caso histórico neste resumo foram coletados a partir de revisão do prontuário (Figura 1), do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HSE-RJ), e análise de reportagens publicadas na época (Figuras 2 e 3).

Resultados

Em 16 de abril de 1964 ocorreu no HSE-RJ o primeiro transplante do Brasil. O receptor foi um paciente de 18 anos, sexo masculino, com diagnóstico de doença renal crônica secundária a pielonefrite crônica e que realizava diálise peritoneal como método de terapia renal substitutiva. O órgão doado foi o rim esquerdo, sendo a doadora uma criança de nove meses, portadora de hidrocefalia e submetida a derivação ventriculovesical seguida de nefrectomia. O rim transplantado possuía duas artérias, as quais foram anastomosadas em um ramo da artéria hipogástrica direita do receptor. A veia renal foi anastomosada na veia ilíaca, tendo sido o enxerto implantado na fossa ilíaca direita do receptor. As drogas utilizadas foram hidrocortisona e 6-mercaptopurina, com sucesso temporário e função imediata do enxerto. Alguns dias depois do procedimento, o receptor apresentou rejeição aguda, evoluindo com falência do enxerto renal. O paciente evoluiu com pneumonia e agravamento do quadro, culminando em óbito no 8 dia de pós-operatório.

Discussão e Conclusões

O primeiro transplante no Brasil ocorreu no HSE-RJ há 55 anos. O procedimento cirúrgico foi exitoso, a evolução do paciente foi desfavorável, porém este foi o marco inicial de um programa de transplantes de sucesso no país.

Palavras Chave

Transplante, Transplante Renal, Doação de Órgãos

Área

Transplante

Instituições

Grupo CSB - Bahia - Brasil

Autores

Ana Flavia Moura, Jose A Moura-Neto, Geraldo Bezerra da Silva Junior, Edison Souza