Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO DE QUESTIONÁRIO DE FREQUÊNCIA ALIMENTAR PARA AVALIAR A INGESTÃO DE POTÁSSIO DE PACIENTES COM DRC

Introdução

A hipercalemia é um distúrbio relativamente frequente em pacientes com DRC, especialmente naqueles em terapia dialítica. Apesar de várias condições clínicas contribuírem com o aumento do potássio sérico, parte desse aumento pode ser justificado pela ingestão alimentar. Desta forma, avaliar a ingestão de potássio e identificar os alimentos fontes desse nutriente é importante para a aplicação de condutas individualizadas que visam o manejo da hipercalemia sem prejudicar a qualidade e diversidade da alimentação desta população. Assim, o objetivo deste estudo foi elaborar um questionário de frequência (QFA) semiquantitativo para avaliar a ingestão de potássio em pacientes com DRC.

Material e Método

Trata-se de um estudo de corte transversal que avaliou a ingestão de potássio de pacientes com DRC em tratamento conservador e dialítico (hemodiálise e diálise peritoneal) a partir do registro alimentar de três dias. Todos os alimentos registrados foram listados em ordem decrescente, conforme a contribuição na ingestão total de potássio. Para a elaboração do QFA, foram selecionados os alimentos cujo percentual acumulado contribuiu com 90% da ingestão total de potássio. Dos alimentos selecionados ainda foram excluídos aqueles que apresentaram menos que 78 mg (2mEq) de potássio por porção usual.

Resultados

Foram calculados registros alimentares de três dias de 107 pacientes [tratamento conservador: 33% (n=35), hemodiálise 33% (n=35) e diálise peritoneal 34% (n=37)]; 53% dos pacientes (n=57) eram mulheres; idade: 57,2 ± 13,2 anos; IMC: 26,9 ± 6,1 kg/m². A ingestão de potássio foi 1.713,2 ± 604,3 mg/dia. Dos 251 alimentos registrados, 53 contribuíram com 90% da ingestão total de potássio e 18 foram excluídos. Os alimentos que apresentaram maior contribuição na ingestão total de potássio foram: feijão (14%), 16 tipos de frutas e 4 tipos de sucos naturais (14%), café (13%), carnes em geral (12%), leite e iogurte (9%) e 4 tipos de hortaliças (5%).

Discussão e Conclusões

Foi elaborado um QFA semiquantitativo constituído por 47 alimentos que representaram as principais fontes alimentares de potássio da população estudada.

Palavras Chave

Ingestão de potássio, questionário de frequência alimentar, doença renal crônica e hipercalemia

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

RENATA RODRIGUES TEIXEIRA, CHRISTIANE ISHIKAWA RAMOS, BRUNA VICO RIBEIRO, LILIAN CUPPARI