Dados do Trabalho


Título

INTERVENÇOES DE ENFERMAGEM APLICADAS EM UMA UNIDADE DE HEMODIALISE NA PREVENÇAO DE QUEDAS

Introdução

As quedas representam o principal e mais frequente incidente de segurança no âmbito hospitalar, e em um cenário onde os pacientes são submetidos à terapia dialítica este incidente se potencializa. Além de serem indicadores de qualidade, a redução das quedas está prevista como uma das meta internacionais da segurança do paciente. este trabalho visa relatar as intervenções de enfermagem aplicadas em uma unidade de hemodiálise e avaliar sua efetividade através dos indicadores de qualidade assistencial da instituição

Material e Método

Trata-se de relato de experiência onde será descrita a vivência em uma unidade de hemodiálise intra hospitalar de um hospital universitário do sul do país, onde as intervenções de enfermagem na prevenção de quedas foram aplicadas à todos os pacientes antes e após serem submetidos à hemodiálise desde o ano de 2017. A equipe de saúde recebeu uma capacitação formal sobre os cuidados necessários para mitigar o risco de quedas e os pacientes também são orientados cotidianamente aderirem as medidas preventivas de quedas.

Resultados

Os cuidados implementados incluem: ambiente livre de obstáculos e iluminado, supervisionar o modo de andar dos pacientes, atentando para sinais de desequilíbrio e fadiga. Pacientes dependentes de cadeira de rodas o uso de balança especial e acomodação em camas é indispensável. Auxiliar os pacientes ao sentar na poltrona ou deitar no leito, mantendo em níveis mais baixos possíveis e rodas travadas, grades levantadas nos leitos, manter os pacientes agitados e dependentes em leitos durante o tratamento, avaliar necessidade de contenção mecânica. A verificação da pressão arterial na posição ortostática foi implementada na unidade, auxiliar os pacientes ao calçar os sapatos, acompanhá-lo desde a saída da poltrona/leito para pesagem até a saída da unidade ou encontro do acompanhante e orientar para que o paciente evite o uso de escadas. Após a implementação destas intervenções de enfermagem, identificamos através do indicador de qualidade assistencial de quedas que desde janeiro de 2017 ocorreram 6 quedas na unidade de hemodiálise, sendo que o período de dias entre as quedas vem sendo cada vez mais espaçado, chegando a apresentar um intervalo de mais de 200 dias entre um evento e outro.

Discussão e Conclusões

A avaliação do ambiente e atenção ao paciente pré e pós diálise permitiu que importantes intervenções fossem implementadas, a partir disso houve uma redução significativa nas quedas da unidade, reduzindo e evitando complicações no quadro clínico dos pacientes.

Palavras Chave

hemodiálise, segurança do paciente, intervenções

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Cinthia Dalasta Caetano Fujii, Célia Mariana Barbosa de Souza, Renata Magdalena Breitsameter, Guilherme Breitsameter, Franciele Moreira Barbosa, Maria Conceição da Costa Proença