Dados do Trabalho


Título

ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTO ESTRUTURADO PARA ROUND MULTIDISCIPLINAR EM NEFROLOGIA: EXPERIÊNCIA DE UMA UNIDADE DE DIÁLISE

Introdução

O round multidisciplinar em Nefrologia é de extrema importância onde os profissionais podem contribuir no tratamento ao paciente renal crônico discutindo problemas e buscando soluções em conjunto. Este trabalho objetiva relatar a experiência da elaboração e utilização de instrumento estruturado para direcionar as discussões do round r realizado em Unidade de Diálise Ambulatorial de um hospital privado.

Material e Método

Visando a individualização do cuidado e observando a necessidade de adequar a prescrição da terapia dialítica, a equipe de enfermagem elaborou instrumento norteador do round multidisciplinar, contemplando as necessidades de atuação dos diferentes profissionais . Os encontros são realizados semanalmente, e os casos discutidos o médico assistente. Compõem o time multidisciplinar, a nutricionista, a farmacêutica , a psicóloga , a assistente social, os enfermeiros assistenciais e médicos da Unidade de Diálise. O instrumento utilizado é em formato de livro e constituído de uma folha individual e com os doze meses do ano. Os tópicos são: campo para resultados laboratoriais mensais, programa de diálise inicial e campo específico para adequação mensal da terapia, campo para adequação de medicamentos específicos para anemia e reposição de cálcio, acesso vascular e condições de funcionamento, campo para registro da adesão do paciente em relação ao tratamento, observações do enfermeiro, aspectos nutricionais, emocionais e de organização social, bem como envolvimento familiar na gestão compartilhada do tratamento devido à extensão deste no domicílio e com importante impacto no seu sucesso. Cada profissional pode estabelecer uma meta para o paciente, ao qual é registrada no instrumento afim de favorecer o resgate das informações no mês seguinte.

Resultados

Intervenções na melhoria do nível sérico do fósforo, ajustes nas intervenções farmacológicas, padrão ouro no resultado do Kt/V, intervenções sociais e apoio psicológico aos pacientes e familiares, bem como a evolução mensal de cada paciente foram alguns dos resultados obtidos com o apoio do instrumento norteador.

Discussão e Conclusões

As discussões mensais destes pacientes, complementam as observações periódicas realizadas pelos profissionais envolvidos no cuidado durante as sessões de diálise, ajustando e adequando os parâmetros das sessões prescritas. Um instrumento elaborado para manutenção das informações e acompanhamento mensal contribui para que o trabalho multidisciplinar agregue valor nos processos relacionados ao cuidado centrado no paciente.

Palavras Chave

Round, Multidisciplinar, Instrumento, Hemodiálise

Área

Multiprofissional: Enfermagem

Instituições

Hospital Moinhos de Vento - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Patricia Funari Carvalho, Tayanne Moraes de Souza, Juliana Soares Martins, Alessandra Ascolesi Boldrini, Belisa Marin Alves