Dados do Trabalho


Título

ESTUDO COMPARATIVO DO CLEARANCE ESTIMADO DE CREATININA ENTRE AS CONSTANTES DE SCHWARTZ EM UMA AMOSTRA DE PACIENTES PORTADORES DE MIELOMENINGOCELE

Introdução

A mielomeningocele (MMC) é um distúrbio da inervação da bexiga e da musculatura do assoalho pélvico que pode causar alteração na função de armazenamento e/ou na fase de esvaziamento da bexiga. Sendo assim, estes pacientes possuem maior risco de infecções do trato urinário (ITU) e comprometimento da função renal. A taxa de filtração glomerular (TFG) é um indicador importante para detecção, avaliação e tratamento da doença renal crônica (DRC) nestes pacientes. A TFG estimada por meio de equações que ajustam para idade, gênero e superfície corpórea têm grande importância na prática clínica pediátrica.

Material e Método

Foram avaliados 47 pacientes atendidos no ambulatório de nefrologia pediátrica de um hospital terciário em São Paulo, no período de 2010 a 2018. O clearance de creatinina foi calculado pela Fórmula de Schwartz (constante de 0,55 para meninas de 2-18 anos, meninos 2-12 anos e 0,70 para meninos de 13-18 anos) e Schwartz Modificado (constante de 0,413). Significância foi definida quando p < 0,05.

Resultados

Quarenta e sete crianças e adolescentes com diagnóstico de mielomeningocele associada a bexiga neurogênica. Dentre os pacientes estudados, 15 crianças eram do sexo masculino e 32 do sexo feminino. A média de idade encontrada foi de 10 anos. Após avaliação e comparação entre as duas fórmulas, observamos que houve uma diferença média de 25,2% em valor absoluto entre os dois métodos (p<0,00005). Houve diferença significativa no cálculo estimado do Clearance de creatinina entre os métodos, superestimando a TFG na Fórmula de Schwartz, podendo acarretar classificações errôneas do estágio da doença renal crônica.

Discussão e Conclusões

O marcador de função renal utilizado foi a creatinina sérica, pela facilidade de execução e baixo custo; entretanto, esta sofre influência do sexo, massa muscular e idade, além de apresentar secreção tubular, que pode superestimar a TFG. O método colorimétrico de dosagem de creatinina, pode sofrer influência de outros cromógenos e superestimar a creatinina em cerca de 15% a 25%, tudo isso foi levado em consideração durante a avaliação dos pacientes.Na prática clínica, o uso de fórmulas que utilizam a dosagem da creatinina sérica não padronizada e padronizada por espectrometria de massa de diluição isotópica(IDMS) podem superestimar ou subestimar a TFG. Por este motivo o seguimento de rotina se faz necessário, bem como a busca de um marcador mais fidedigno para esta população.

Palavras Chave

Schwartz, clearance, creatinina, taxa de filtração glomerular

Área

Nefrologia pediátrica

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

GIULIANA BALLUZ CUNHA SANTOS AROSO, ÉLIDE CRISTINA SUNTACK FRAGOSO, NATHÁLIA SILVA GUERRA, MARIA CRISTINA ANDRADE, FLÁVIA VANESCA FÉLIX LEÃO NETTO, MARIA APARECIDA PAULA CANÇADO