Dados do Trabalho


Título

MUSICOTERAPIA NO ALÍVIO DA DOR DA PUNÇÃO DE FÍSTULA ARTERIOVENOSA PARA HEMODIÁLISE- RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

A percepção a reação à dor é bastante variável entre os indivíduos com a mesma doença podendo levar a diferentes graus de sofrimento. Neste contexto entende- se que a reação à dor é individual e dependente do estado físico e emocional do indivíduo. Este estudo tem por objetivo relatar a experiência da utilização de musicoterapia para redução da dor durante a punção da Fístula Arteriovenosa (FAV) para Hemodiálise em uma Unidade de Diálise em hospital Privado de Porto Alegre.

Material e Método

A musicoterapia foi utilizada, de maneira empírica, para punção de FAV de pacientes em início de programa de Hemodiálise. A música utilizada foi selecionada previamente pelos próprios pacientes e disponibilizada em sistema de som portátil no box de diálise pela equipe de enfermagem antes de ser realizada a punção. Não houve qualquer outra modificação na rotina da realização de punção da FAV ou na terapia Hemodialítica. Para verificação da efetividade da terapia foi utilizada a escala visual analógica (EVA) para medir a dor referida pelos pacientes após a punção. Foi aplicada a escala durante três sessões sem a oferta a música e posteriormente três sessões com a terapia implementada.

Resultados

Observou-se uma redução média da dor referida pelos pacientes, mensurada através da EVA, em 51% frente a aplicação da musicoterapia, quando comparada com a punção sem a oferta da música para a punção.

Discussão e Conclusões

A prática da musicoterapia permite a aplicação do cuidado individualizado, permitindo que o paciente possa ter uma experiência diferenciada, onde o resultado é a diminuição da dor referida durante a punção da FAV.

Palavras Chave

dor cronica, hemodiálise, musicoterapia

Área

Multiprofissional: Enfermagem

Instituições

Hospital Moinhos de Vento - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Patricia Funari Carvalho, Juliana Soares Martins, Tayanne Moraes Souza, Alessandra Ascolesi Boldrini, Belisa Marin Alves