Dados do Trabalho


Título

IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO PARA PACIENTES E FAMILIARES EM DIÁLISE PERITONEAL

Introdução

A participação do familiar ou cuidados na Diálise Peritoneal é de extrema importância para o sucesso da terapia. O enfermeiro responsável pela educação, orientação e acompanhamento destes deve assegurar de que todas as informações necessárias foram repassadas bem como compreendidas pelo responsável do cuidado no domicílio. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência do processo de certificação dos familiares, treinados pelo profissional enfermeiro para realização do cuidado no domicílio de pacientes submetidos à Diálise Peritoneal (DP), realizado em um hospital privado de Porto Alegre.

Material e Método

Após a definição pelo médico, paciente e família da possibilidade e a manifestação da vontade de realizar a terapia no domicílio, os responsáveis pelo cuidado foram inseridos no programa de formação e capacitação em DP na modalidade escolhida. Esta formação ocorre no período de uma semana ininterrupta, geralmente com 2hs de treinamento/ dia, sendo validada com a utilização de instrumento elaborado com a finalidade de sistematizar o processo educacional bem como avaliar a compreensão e aderência às orientações fornecidas. Este documento é estruturado por dia de treinamento de forma sequencial, onde cada dia contempla uma fase a ser certificada contendo etapas teóricas e práticas. Somente após completar cada fase com sucesso a próxima fase pode ser iniciada. É solicitada a validação do enfermeiro e da pessoa em formação mediante registro de assinatura em campo específico para cada fase finalizada. Ao término das fases, é fornecido um certificado de formação validado pelo setor de Educação Corporativa da Instituição para comprovação da aprovação no treinamento.

Resultados

Foram realizadas 5 formações na nova metodologia de certificação, onde todos os participantes foram aprovados para desenvolvimento do programa de cuidados no domicílio.

Discussão e Conclusões

O Processo de certificação para a realização da DP no domicílio, sistematiza o trabalho educacional do enfermeiro para formação do familiar e/ ou paciente para seu cuidado, garantindo a orientação eficiente bem como a efetividade do aprendizado.

Palavras Chave

Diálise Peritoneal, certificação, segurança

Área

Multiprofissional: Enfermagem

Instituições

Hospital Moinhos de Vento - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Patricia Funari Carvalho, Tayanne Moraes de Souza, Juliana Soares Martins, Alessandra Ascolesi Boldrini, Belisa Marin Alves