Dados do Trabalho


Título

AÇÕES EDUCACIONAIS PARA ADEQUAÇÃO DE FÓSFORO SÉRICO EM PACIENTE SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE

Introdução

A hiperfosfatemia está associada com aumento da morbidade e mortalidade de Paciente Renais Crônicos. A equipe multidisciplinar que cuida destes pacientes desempenham importante papel na manutenção dos níveis adequados de fósforo sérico nesta população. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de um programa de orientações, realizado por equipe de enfermagem e nutrição, para a redução de fósforo sérico em uma unidade de diálise em um hospital privado de Porto Alegre.

Material e Método

As ações tiveram início em agosto de 2019, onde 49% dos pacientes em diálise apresentaram valores séricos de fósforo entre 3,5 e 5,5 mg/dL. Foi então criado um grupo multiprofissional composto por enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionista, denominado “Cabeça Quente”, com o propósito de estabelecer atividades envolvendo pacientes e familiares para orientação quanto à alimentação adequada, monitoramento de níveis de Fósforo sérico, e atividades lúdicas para despertar o envolvimento do paciente em seu cuidado.
Os pacientes com Hiperfosfatemia foram convidados para a orientação nutricional em grupo, na própria unidade de Diálise, onde a nutricionista demonstrou, com alimentos reais ricos em fósforo, as porções ideais a serem consumidas para que houvessem melhora nos resultados de exames laboratoriais.
A equipe de enfermagem, desenvolveu materiais de apoio para as orientações da ingestão correta do quelantes de fósforo durante as refeições, disponibilizando em displays em cada box de diálise e com jogos de caça palavras e palavras cruzadas. Foram elaborados painéis com a “sinaleira do fósforo”, com alusão às cores do semáforo, onde os alimentos no painel verde são os permitidos, os do amarelo os permitidos com moderação e os do painel vermelho aqueles de consumo restrito. Estes ficaram disponíveis na recepção da Unidade para visualização de todos.

Resultados

O monitoramento dos resultados se deu através dos exames mensais onde observou-se que houve uma melhora importante na adequação do percentual de pacientes com nível sérico de fósforo dentro da normalidade. O resultado médio de seis meses após o início da atuação do grupo Cabeça- Quente foi de 61,66% de conformidade.

Discussão e Conclusões

As ações desenvolvidas por equipe multidisciplinar com metodologias lúdicas e que promoveram o envolvimento do paciente em seu cuidado foram positivas no auxílio da adequação de níveis séricos fósforo para os pacientes em Hemodiálise.

Palavras Chave

Hiperfosfatemia, multidisciplinar, hemodialise, ações lúdicas

Área

Multiprofissional: Enfermagem

Instituições

Hospital Moinhos de Vento - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Patricia Funari Carvalho, Juliana Soares Martins, Tayanne Moraes de Souza, Alessandra Ascolesi Boldrini, Belisa Marin Alves, Roberto Morel, Priscila Cardoso Consul, Marcio Rodrigo Baierles