Dados do Trabalho


Título

ENFERMAGEM EXTENDENDO O CUIDADO AO DOMICILIO PARA DESOSPITALIZAÇÃO DE PACIENTE SUBMETIDO À DIÁLISE PERITONEAL AUTOMATIZADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência do processo de desospitalização de paciente com internação de longa permanência, com diagnóstico de cardiopatia severa, submetido à Diálise Peritoneal (DP) em um hospital privado de Porto Alegre.

Material e Método

Após aproximadamente 120 dias de internação, a equipe médica definiu a possibilidade de alta hospitalar do paciente, porém condicionada à finalização do processo de formação e certificação do familiar para continuidade do cuidado no domicílio. Com a formação e certificação da família já em andamento, a equipe de enfermagem da Unidade de Diálise, juntamente com a equipe médica, elaborou plano de ação para estender o atendimento na residência, afim de proporcionar ao paciente a sua alta para que este pudesse desfrutar a noite de Natal ao lado de sua família. No intuito de preservar a qualidade e a segurança no processo do cuidado, foi realizado levantamento das condições do ambiente no qual o paciente iria ficar instalado no domicílio, bem como de todos os materiais e recursos necessários para a realização da terapia dentro dos padrões exigidos. Foi organizada a disponibilidade da enfermeira de referência em DP para o desafio de acompanhar e finalizar a capacitação do familiar já na sua residência. No dia 23 de dezembro, após a certeza de que todos os requisitos necessários para a desospitalização estarem atendidos, a equipe dirigiu-se até o domicílio, com a presença do médico cardiologista, do nefrologista e os enfermeiros da Unidade de Diálise afim de aguardar a sua chegada pois o mesmo desconhecia todo o processo elaborado pela equipe assistencial para sua desospitalização, causando grande comoção para todos os presentes.

Resultados

O acompanhamento no domicílio ocorreu ainda por um período de 8 dias após a alta hospitalar para garantir a adequação da terapia, sendo finalizado este processo com a certificação oficial do familiar. O mesmo encontra- se hoje completamente adequado ao método, realizando suas consultas médica e de enfermagem de rotina e desfrutando de boas condições considerando a gravidade de seu caso. Até o momento não tivemos histórico de reinternações deste paciente desde sua alta hospitalar em dezembro de 2019.

Discussão e Conclusões

O acompanhamento mensal deste paciente nas consultas de enfermagem, bem como a qualidade de vida que vem apresentando através das adequações da terapia dialítica, reforça a assertividade da ação proposta pelos profissionais envolvidos.

Palavras Chave

Desospitalização, Diálise Peritoneal, multiprofissional

Área

Multiprofissional: Enfermagem

Instituições

Hospital Moinhos de Vento - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Patricia Funari Carvalho, Juliana Soares Martins, Tayanne Moraes de Souza, Alessandra Ascolesi Boldrini, Belisa Marin Alves