Dados do Trabalho


Título

EXISTE RELAÇÃO ENTRE O NÚMERO DE DISFUNÇÕES ORGÂNICAS COM O TEMPO DE PERMANÊNCIA EM TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA CONTÍNUA EM PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA?

Introdução

Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), normalmente são internados pacientes com diagnósticos variados, geralmente, em estado crítico de saúde e altamente vulneráveis. Destaca-se, entre as alterações orgânicas entre estes pacientes, que o mesmo pode apresentar comprometimento da função renal, geralmente associado a um amplo espectro de etiologias, que ocorrem em diferentes situações clínicas e que, quando combinadas à idade e às comorbidades, tornam os rins mais susceptíveis aos agravos.

Material e Método

Relacionar o número de disfunções orgânicas de pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) versus o tempo de Terapia Renal Substitutiva Contínua (TRSC) recebido por estes em um Hospital Privado de Porto Alegre.
Metodologia- Estudo de caráter retrospectivo, com dados obtidos através do banco de dados da UTI no período de 01/01/2016 a 31/12/2018. Foram incluídos pacientes com Insuficiência Renal Aguda (IRA) em TRSC e uso de vasopressor e que já apresentassem 2 disfunções orgânicas (renal e cardiovascular). Foram avaliadas as disfunções: gastrointestinal, neurológica, respiratória e hematológica. A análise estatística foi realizada pelo Programa R.

Resultados

Foram avaliados 480 pacientes em TRSC. A média de duração geral do tratamento dialítico foi de 8,8 dias. A média de dias em TRSC nos pacientes de acordo com a disfunções apresentadas foram: gastroenterologica de 17 dias e que não apresentaram seis dias ( P<0,001), neurológica foi de nove dias e não apresentaram de dois dias ( p<0,001), respiratória foi de sete dias e que não apresentaram foi de um dia ( P<0,001) e hematológica foi de 15 dias e que não apresentaram quatro dias ( p<0,001). A mediana do tempo de TRSC dos pacientes com duas disfunções foi de um dia, com três disfunções foi de dois dias, com quatro disfunções foi de seis dias, com cinco disfunções foi de 15 dias e com 6 disfunções foi de 22 dias.

Discussão e Conclusões

O presente estudo sugere uma relação no aumento do tempo TSRC em relação ao número de disfunções orgânicas associadas apresentadas pelos pacientes em UTI.

Palavras Chave

Diálise contínua, terapia intensiva, comorbidades

Área

Lesão Renal Aguda

Instituições

Hospital Moinhos de Vento - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Gisele Calovi Pratini, Daniel Sganzela, Cassiano Teixeira, Juçara Maccari, Rose Oliveira, Milton Abdala Salim Kalil, David Saitovich, Patricia Funari Carvalho, Belisa Marin Alves, Anna Stein, Renato George Eick, Illan Balestrin, Mauricio Lutzky