Dados do Trabalho


Título

O papel da enfermagem na implantação do serviço de DP não planejada

Introdução

Diálise Peritoneal (DP) tem surgido como alternativa viável, segura e complementar à Hemodiálise (HD) no início dialítico não planejado tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento tornando-se também ferramenta útil para crescimento do programa de DP. Entretanto, há a necessidade de infraestrutura adequada e de recursos humanos capacitados para a implantação do programa. Objetivo: Descrever o papel da enfermagem na implantação do serviço de DP não planejada e na prevenção de complicações mecânicas e infecciosas associadas à DP.

Material e Método

Estudo observacional, prospectivo e longitudional que avaliou pacientes incidentes em DP não planejada em hospital universitário do interior de São Paulo, no período de julho/2014 a dezembro/2017. Foram incluídos no estudo pacientes com DRC estadio 5 que iniciaram tratamento dialítico peritoneal conforme indicação médica. Os pacientes DP np não eram seguidos por nefrologistas ou seguidos há menos de 90 dias previamente à indicação de TRS e com início da DP antes de 7 dias após o implante do cateter peritoneal, sem treinamento familiar prévio em relação ao método ou adequação do domicílio.

Resultados

Avaliados, cuidados e treinados 113 pacientes em DP Np por 3 enfermeiras e 3 técnicas de enfermagem, a media de idade foi 58,81 ± 17,9 anos, predominando o sexo masculino (55,75%), a principal doença de base diabetes mellitus (38,05%), o período médio que permaneceram em DPI na unidade foi de 35 dias ate que o treinamento fosse concluído (tempo de 12,31 ± 5,0h), o tempo livre para complicação infecciosa (peritonite e IOS) e complicação mecânica foi de 164,65 ± 138,77, 175,63 ± 150,00 e 182,06 ± 93,49, respectivamente. prevalência de peritonite foi 38,93%, de infecção de orifício de saída foi 23,89%), de dificuldade de drenagem foi 21,23% e de extravasamento 13,27%. A sobrevida da técnica e dos pacientes foi de 325,53 ± 172,21 e 325,53 ± 172,21 respectivamente e o programa cresceu 208% em 42 meses.

Discussão e Conclusões

Em nosso serviço, há equipe multiprofissional apta e disponível para a realização da DP não planejada, infra-estrutura adequada, para os procedimentos de implante e realização de DPI. A participação da enfermagem no treinamento da técnica aos pacientes e familiares e na realização da própria DP enquanto o paciente se encontra em DPI na unidade é de fundamental importância para o sucesso e crescimento da terapia de DP.

Palavras Chave

ENFERMAGEM, DIALISE PERITONEAL NÃO PLANEJADA, IMPLANTAÇÃO, CRESCIMENTO DP

Área

Multiprofissional: Enfermagem

Instituições

HC -FMB - UNESP BOTUCATU - São Paulo - Brasil

Autores

MARCELA LARA MENDES, CAMILA ALBUQERQUE ALVES, DAYANA BITENCOURT DIAS, LAUDILENE RABELLO MARINHO, DANIELA PONCE