Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DAS CARACTERISTICAS PSICOSSOCIAIS DOS PACIENTES INCIDENTES EM DIALISE PERITONEAL PLANEJADA VERSUS NAO PLANEJADA

Introdução

A Diálise Peritoneal (DP) é importante forma de tratamento oferecida aos pacientes e alternativa viável e segura para os que necessitam iniciar o tratamento dialítico, tanto de maneira planejada como não planejada. São escassos os estudos que avaliaram os aspectos psicossociais dos pacientes em DP. Este estudo teve como objetivo avaliar os aspectos psicossociais dos pacientes incidentes em DP planejada e não planejada.

Material e Método

Trata-se de estudo transversal, no qual foram avaliados pacientes em DP seguidos em Hospital Universitário do Estado de SP. Foi utilizado formulário padronizado para obter as informações e instrumentos específicos para avaliar a função cognitiva, sintomas depressivos, sintomas ansiosos e qualidade de vida (QV). Foram incluídos 122 pacientes, divididos em dois grupos: DP planejada (G1) e DP não planejada (G2). Foram critérios de exclusão pacientes menores de 18 anos e com dificuldades de comunicação que impedissem a compreensão dos instrumentos. Os resultados foram descritos como mediana ou média e desvio padrão e comparados por testes T, Mann-Whitney, Qui-Quadrado, de acordo com suas características e distribuição de normalidade. Adotou-se como significância estatística p <0,05.

Resultados

A maioria dos pacientes era do sexo masculino (59%), com idade entre 18-60 anos (69%), 76% casados. A escolaridade predominante foi o ensino médio (47%) e a maioria dos pacientes era aposentado (50%). A doença de base mais prevalente foi a nefropatia diabética (45%). O G1 foi composto por 37 pacientes (30,5%) e o G2 por 85 pacientes (69,5%). As características cognitivas e emocionais foram semelhantes entre os grupos, já em relação aos domínios de QV foram diferentes estatisticamente quanto ao efeito da doença renal (p=0,023), papel profissional (p=0,042) e função sexual (p=0,042), que foram melhores pontuados no G1, enquanto suporte social (p=<0,001), estímulo da equipe (p=<0,001) e saúde global (p=<0,001) foram melhores pontuados no G2.

Discussão e Conclusões

Não houve diferença entre os grupos quanto às características emocionais e cognitivas. O grupo não planejado, embora tenha apresentado maior repercussão dos efeitos da doença renal, papel profissional e função sexual, apresentou menor prejuízo nos domínios suporte social, estímulo da equipe e saúde global. Assim, considera-se importante o cuidado integral e acompanhamento psicológico ao paciente incidente em DP, possibilitando medidas de intervenção da equipe multiprofissional.

Palavras Chave

diálise peritoneal, função cognitiva, depressão, ansiedade, qualidade de vida.

Área

Multiprofissional: Outras áreas

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Fernanda Maria Vernini, Yasmin Fernandes, Cristiane Lara Mendes Chiloff, Daniela Ponce