Dados do Trabalho


Título

Efeito do exercício físico de alta intensidade sobre a função renal de atletas de futebol profissional

Introdução

A função renal de atletas de alto desempenho pode apresentar alterações significativas no decorrer dos anos de prática esportiva. Alguns marcadores bioquímicos, inflamatórios e da função renal podem apresentar alterações significativas durante o exercício, retornando aos valores basais depois de 5 a 7 dias de repouso. Entretanto não se conhece o efeito prolongado dessas variações sobre a função renal. Considerando que 1) os atletas jogadores de futebol profissional são expostos à intensa atividade física durante períodos prolongados de tempo, que 2) lesões musculares e processos inflamatórios crônicos são frequentes nesta prática, este estudo pretende avaliar o perfil inflamatório, a função renal e muscular em jogadores de futebol profissional filiada a Federação Paulista de Futebol, antes do início da temporada (janeiro), no meio (junho) e no final (novembro) dos campeonatos. Nesta fase do estudo, foram feitas as análises dos atletas no início da temporada, um dado relevante pois trata-se de atletas profissionais com longa história de atividade esportiva intensa. Foram avaliados os níveis de creatinina, ureia, função muscular (CKMB) e hepática (TGO-AST).

Material e Método

Foram avaliados 18 jogadores de futebol profissional ativos e 16 indivíduos normais não atletas (controle).

Resultados

Os valores médios do grupo de atletas e dos controles foram respetivamente: creatinina sérica 1,16 ± 0,11 mg/dl vs 0,91 ± 0.02mg/dl; ureia 40,56 ± 1,89 mg/dl vs 19,56 ± 1,34 mg/dl; CKMB 2,83± 0,03 mg/dl vs 3,01 ± 0,03 ng/ml e AST 36,72±1,32 u/L vs 40,83 ± 2,48 U/L(p<0.01). Houve uma significância estatísticas entre a média dos dois grupos em todos os marcadores, sendo que a média do grupo Atleta foi maior nos marcadores creatinina, ureia e, menor nos marcadores CKMB e AST. Esses resultados obtidos na fase inicial, pós repouso, mostram que os atletas apresentaram discreto aumento nos marcadores de função renal em comparação com os controles, provavelmente devido a maior massa muscular.

Discussão e Conclusões

Embora dentro dos limites de normalidade os parâmetros do grupo de atletas, avaliados na pré-temporada, foram discretamente diferentes do grupo controle. As avaliações feitas no meio e ao final das competições bem como do perfil inflamatório trarão informações relevantes sobre o comportamento desses parâmetros após o ano de atividade esportiva intensa e poderão revelar se este tipo de atividade pode alterar a função renal a longo prazo.

Palavras Chave

Função renal – Exercício de alta intensidade- Futebol profissional

Área

Multiprofissional: Outras áreas

Instituições

Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Ronaldo Ribeiro, Mirian Aparecida Boim