Dados do Trabalho


Título

O ENFERMEIRO E O USO DO ECOGRAFO PARA AVALIAÇAO DE FISTULA ARTERIO VENOSA EM UNIDADE DE HEMODIALISE

Introdução

A Canulação de fístulas arteriovenosas é prática indispensável para pacientes que utilizam este acesso para Hemodiálise. A colocação das agulhas em novas fístulas arteriovenosas pode ser um desafio na presença de vasos com pequenos diâmetros podendo levar ao aumento do risco de extravasamento de vasos e formação de hematomas. Esta situação pode levar o paciente a ser enviado para casa sem diálise, pois o profissional puncionador pode ter dificuldades de canular o vaso, ou nos piores cenários, a inserção de um cateter venoso central. A utilização do ecógrafo portátil para punção de FAV tem o potencial de diminuir os eventos adversos relacionados à canulação.

Material e Método

Relatar a experiência da punção de fistula artério venosa (FAV) guiada por uso de ecógrafo, realizada pelo profissional enfermeiro para diminuir os riscos de hematoma em primeiras punções e para os casos de FAV com difícil abordagem anatômica e de maior profundidade.

Resultados

Observou- se que na primeira punção muitas fistulas apresentavam hematomas, com ramificações após o segmento da anastomose com difícil abordagem anatômica ou estarem com suas paredes mais frágeis. Iiniciou-se o uso do ecógrafo pelo enfermeiro, possibilitando punções com maior precisão, diminuindo as re-punções e em alguns casos evitando a passagem do cateter ou cancelamento da terapia. O procedimento com auxilio do ecógrafo é realizado em algumas punções até que o vaso já esteja maduro o suficiente e de fácil localização para que a equipe consiga realizar o procedimento com segurança.
Observou-se casos, na ocorrência de hematoma de pequena ou média extensão, o ecógrafo proporcionou a repunção para dar andamento à terapia, sem prejuízos ao paciente.
As enfermeiras foram capacitas para o uso do equipamento por um médico vascular e um nefrologista, que orientaram como diferenciar a fístula dos demais vasos, como artéria por exemplo, a ter a precisão do local de punção, bem como avaliar a presença ou não de fluxo ou coágulos.

Discussão e Conclusões

O uso do ecógrafo permite ao enfermeiro ter mais segurança e precisão para realizar a punção da FAV, sendo um importante aliado para evitar que o paciente seja puncionado mais de uma vez, diminuindo o risco de hematoma e garantindo um melhor cuidado e avaliação do acesso.

Palavras Chave

enfermagem, ecógrafo, fistula arterio venosa

Área

Multiprofissional: Enfermagem

Instituições

Hospital Moinhos de Vento - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Patricia Funari Carvalho, Juliana Soares Martins, Tayanne Moraes de Souza, Alessandra Ascolesi Boldrini, Belisa Marin Alves