Dados do Trabalho


Título

BRIEFING COMO FERRAMENTA PARA REVISAO DE ROTINAS, FLUXOS E PROCESSOS EM ENFERMAGEM: EXPERIENCIA EM UNIDADE DE HEMODIALISE

Introdução

O briefing é um conjunto de informações que são consideradas fundamentais para o planejamento e execução de uma tarefa. Sendo assim pode ser uma importante ferramenta para desenvolver ações de revisão de rotinas, fluxos e processos inerentes ao trabalho da enfermagem. Este trabalho tem por objetivo relatar o desenvolvimento de ações lúdicas de Briefing para a equipe de enfermagem de uma Unidade de Diálise de Porto Alegre.

Material e Método

A unificação os recursos lúdicos às ferramentas de Briefing foi desafio proposto para o desenvolvimento da enfermagem na revisão de seus processos e minimização de riscos na assistência. Através da definição do tema semanal do Briefing Institucional, foram definidas as técnicas utilizadas para desenvolvimento do mesmo sendo estes: construção de jogo da memória, quebra- cabeças, ludo, entre outros métodos criativos e educativos. Cada enfermeiro desenvolve o tema com a técnica escolhida para a semana. Foram desenvolvidos temas diversos a saber: Identificação do paciente, risco de quedas, comunicação de resultados críticos, 9 certezas de medicamentos, glosas de contas, entre outros.

Resultados

A cada semana foram desenvolvidas ações onde foi possível observar o envolvimento gradual e mais efetivo da equipe de enfermagem a cada tema abordado. Os jogos trouxeram momento de descontração e com caráter educativo proporcionando a revisão dos processos e rotinas, minimizando os riscos da assistência prestada.

Discussão e Conclusões

A aplicação do briefing é um importante método de aprendizagem e revisão de processos que quando associado ao lúdico proporciona interação, construção e aquisição de conhecimento, auxiliando a Equipe de Enfermagem a atuar de maneira a construir e/ ou modificar rotinas que reforcem a segurança na assistência ao paciente renal crônico em Hemodiálise.

Palavras Chave

Enfermagem, segurança, Hemodiálise, Briefing

Área

Multiprofissional: Enfermagem

Instituições

Hospital Moinhos de Vento - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Patricia Funari Carvalho, Juliana Soares Martins, Tayanne Moraes de Souza, Alessandra Ascolesi Boldrini, Belisa Marin Alves