Dados do Trabalho


Título

ESPECTRO GENETICO DE PACIENTES COM DIAGNOSTICO CLINICO DE SINDROME DE BARTTER

Introdução

Introdução: Síndrome de Bartter (SB) engloba um grupo de tubulopatias que causam alterações metabólicas e eletrolíticas com repercussões clínicas graves e ameaçadoras à vida. O tratamento atual é inespecífico, não resolutivo, permanecendo o paciente sob risco, além dos efeitos adversos. Como são doenças genéticas, é razoável que existam diferenças étnicas e regionais, indicando a importância da análise genética. O objetivo deste estudo foi verificar as diferentes mutações envolvidas em pacientes brasileiros com diagnóstico clínico e laboratorial de SB, contribuindo na criação de estratégias para um diagnóstico firme e precoce, e tratamento futuro mais assertivo.

Material e Método

Material e Métodos: Estudo de centro único em pacientes < 21 anos de idade de ambos os sexos. DNA extraído de cada paciente foi submetido a sequenciamento (NGS) com painel dos genes envolvidos. Análise dos dados demográficos, clínicos e laboratoriais buscou relacionar genótipo-fenótipo.

Resultados

Resultados: Incluídos 20 pacientes com diagnóstico de SB: - 2 pacientes com apresentação neonatal fecharam como síndrome de Gitelman; - 1 paciente sem mutação detectada, realizou exoma e foi diagnosticado com cloridorréia, mudando radicalmente a condução do caso. - 17 casos foram de SB: - 1 paciente com surdez neurosensorial (SN) apresentou mutação no gene BSND (SB tipo 4a); - 16 casos com mutações em CLCNKB (SB tipo 3), sendo a deleção 1-20 a mais frequente [homozigose (5/16 casos) ou em heterozigose composta (6/16)]. Dos 16 casos com mutação em CLCNKB, um paciente tem SN e é suspeito de ter mutação em genes contíguos (CLCNKA/CLCNKB, SB tipo 4b) [aguarda MLPA]. Nenhum paciente apresentou SB tipos 1 e 2. Todas as mutações detectadas eram definitivamente patogênicas. Não houve relação genótipo-fenótipo definitiva, mas a presença de SN foi um diferencial.

Discussão e Conclusões

Discussão: As doenças agrupadas como SB são clinicamente sobrepostas. Para diferenciá-las, este estudo propõe a seguinte estratégia, visando facilitar a investigação e reduzir custos: 1o- excluir causas extrarenais com metodologia adequada; 2o- análise genética: triar para o CLCNKB, especialmente a del 1-20 pela sua alta frequência alélica nesta população. Na presença de SN investigar SB tipo 4a e 4b. Limitações do estudo: pequena casuística e sem análise dos familiares.
Conclusão: Os resultados deste estudo contribuem para uma via de investigação diagnóstica e futuros tratamentos específicos, como propõe a abordagem moderna das doenças genéticas.

Palavras Chave

síndrome de bartter, genótipo, fenótipo

Área

Nefrologia pediátrica

Instituições

Instituto da Criança - HCFMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Ana Carola Hebbia Lobo Messa, Fernando Kok, Fernanda Fonseca, Maria Helena Vaisbich