Dados do Trabalho


Título

COMPARAÇAO DE DIFERENTES METODOS NA AVALIAÇAO DA MASSA LIVRE DE GORDURA E MASSA GORDA NOS PACIENTES EM DIALISE

Introdução

A depleção proteico-energética está relacionada à piora da qualidade de vida e menor sobrevivência do paciente em diálise. A avaliação da composição corporal, especialmente da massa livre de gordura (MLG) e massa gorda (MG), sendo importante para a predição de desfechos. O objetivo deste trabalho foi comparar as medidas de MLG e MG por antropometria, bioimpedância unifrequencial (BIAUNI) e multifrequencial (BIAMULT), utilizando a densitometria de raio-X de dupla energia (DXA) como referência.

Material e Método

Estudo transversal em pacientes adultos em tratamento regular por hemodiálise (HD) ou diálise peritoneal (DP). Antropometria, BIAUNI, BIAMULT e DXA foram realizadas no mesmo momento. Para comparação entre esses métodos e a DXA foram utilizados testes de correlação de Pearson (r), Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC) e análise de concordância de Bland-Altman.

Resultados

A casuística foi composta de 112 pacientes (62 em HD e 50 em DP) com idade de 55,5±14,5 anos (HD) e 55,1±16,3 anos (DP). Os grupos HD e DP foram semelhantes quanto à maioria das características, embora pacientes em DP tenham apresentado maior índice de hiperidratação (OH) (0,8±1,1 vs. -0,9±1,3, p<0,001), maior percentual de OH/AEC (água extracelular) (5,0±7,2% vs. -7,4±11,7%, p<0,001) e menor concentração de albumina sérica (3,6±0,4g/dl vs. 4,0±0,4g/dl, p<0,001). Considerando a amostra de pacientes de ambos os grupos, todos os métodos apresentaram forte correlação (r>0,7) e excelente reprodutibilidade (ICC³0,75) em relação à DXA. No diagrama de Bland-Altman, a BIAUNI apresentou concordância na avaliação dos compartimentos para a amostra de pacientes em DP, com ausência de viés proporcional (p>0,05) e com viés sistemático para MLG (viés -0,5±4,9, IC95% -1,8 a 0,9, p=0,506) e para MG (0,3±4,6, p=0,543). Esse método subestimou a MLG (viés= 3,1±3,6, p<0,001) e superestimou a MG (viés= -2,3±3,3, p<0,001) em pacientes tratados por HD. A BIAMULT não apresentou viés de proporcionalidade na avaliação da MLG, mas os valores obtidos na amostra geral subestimaram esse compartimento em 5,2±5,6kg (p<0,001) e 2,5±5,4kg (p=0,002) em HD e DP, respectivamente. A avaliação de MLG e MG por antropometria e a avaliação da MG por BIAMULT apresentaram viés proporcional, caracterizando-as como imprecisas em relação à DXA.

Discussão e Conclusões

A BIAUNI foi o único método preciso na avalição da MLG e MG, considerados os pacientes em DP. Por ser equipamento de baixo custo, não avaliador dependente e menor viés sistemático que a BIAMULT, pode ser recomendada preferencialmente na avaliação de pacientes em HD.

Palavras Chave

Nutrição. Desnutrição. Doença renal crônica. Diálise. Hemodiálise. Diálise peritoneal. Antropometria. Bioimpedância. Absortometria de raio-X de dupla energia.

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Nayrana Soares Carmo Reis, Francieli Cristina Delatim Vannini, Maryanne Zilli Canedo Silva, Rogerio Carvalho de Oliveira, Luis Cuadrado Martin, Pasqual Barretti