Dados do Trabalho


Título

CARACTERISTICAS DE PACIENTES PORTADORES DE GLOMERULOPATIA MEMBRANOSA DIAGNOSTICADOS ENTRE 2010 E 2018 E SEGUIDOS EM AMBULATORIO ESPECIALIZADO

Introdução

A Glomerulopatia Membranosa (GNM) é uma das principais causas de síndrome nefrótica em adultos e vários avanços no entendimento de seus mecanismos patogênicos e terapêutica aconteceram nos últimos anos, embora os avanços não sejam de fácil incorporação na prática clínica do SUS. Conhecer melhor as características da nossa população pode auxiliar no planejamento terapêutico. Objetivo: Descrever as características de pacientes com GNM primária, desde a apresentação clínica até resposta a tratamentos e avaliar remissão espontânea(RE) e sobrevida renal.

Material e Método

Revisão de prontuários para coleta de dados clínicos, laboratoriais e anatomopatológicos no momento de diagnóstico e no seguimento. Considerado remissão parcial ou completa (RP/C) o paciente com proteinúria (PTU) abaixo de 3,5g/24hs e estabilização ou melhora da função renal. Considerado evento renal o paciente que apresentou duplicação da creatinina inicial ou entrada em terapia renal substitutiva. Realizado análise estatística com regressão logística para (RE) e evento renal.

Resultados

34 pacientes com GNM e biópsia renal(BX) entre 2010 e 2018 foram incluídos no estudo. Maioria masculinos, 67%, idade média de 46,4± 14,9 anos, 94,1% dos casos com Síndrome Nefrótico, com PTU média 11,2g/24hs. HAS em 73,5%, HTU em 26,4%, DLP em 97%, complicações trombóticas em 8,8% e 14,7% (5) com TFG estimada < 45ml/min ao diagnóstico. Em 30 casos, foi possível realizar o Ac anti-PLA2R na BX por imunohistoquímica, sendo positivo em 93,4%. Em relação ao seguimento, 23,5% dos pacientes evoluíram com RE, em 9 meses(média) e a menor PTU inicial se correlacionou com RE (p=0,043). Em relação aos tratamentos utilizados, foram realizados 22 tratamentos com Ciclofosfamida + prednisona(CFM+P), com 47% de resposta e 18 tratamentos com Ciclosporina (CSA), com 38,8% de resposta, dois tratamentos com tacrolimus, 3 tratamentos com rituximab. O tempo de seguimento em mediana foi de 54 meses. Evento renal aconteceu em 20,5% dos pacientes, e apenas 2 destes já tinha TFG < 45ml/min no diagnóstico.

Discussão e Conclusões

Nossa população de pacientes com GNM tem características clínicas e laboratoriais bastante semelhantes com a literatura, embora mais se apresentem como síndrome nefrótico, tenham mais HAS e menos HTU. A positividade para Ac anti-PLA2R na BX é muito alta. A taxa de remissão espontânea foi de 23,5%, correlacionando-se com menor PTU inicial e 20% dos pacientes evoluíram com evento renal, sem correlação com dados do início do seguimento.

Palavras Chave

membranosa, prognóstico, PLA2R na biópsia renal, remissão espontânea

Área

Doenças do Glomérulo

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Vanessa Santos Silva, Pamela Falbo Reis, Rosa Marlene Viero, Welder Zamoner, Daniela Cristina Santos, Henrique Lima Enami, Arlisson Macedo Rodrigues