Dados do Trabalho


Título

GLOMERULOPATIA MEMBRANOSA: E POSSIVEL GUIAR O TRATAMENTO PELA DOSAGEM DO ANTICORPO ANTI-RECEPTOR DE FOSFOLIPASE A2 NO SORO?

Introdução

A Glomerulopatia Membranosa (GNM) é uma das principais causas de síndrome nefrótica em adultos e recentemente se sabe que o anticorpo anti-receptor de fosfolipase A2 (Ac anti-PLA2R) é a causa de mais de 70% das GNM primárias. Sua dosagem no sangue possibilita acessar a atividade imunológica da doença e sua diminuição precede a redução da proteinúria. Objetivo: avaliar a presença de Ac anti-PLA2R na biópsia renal(BX) e no soro de pacientes com GNM e correlacionar com a proteinúria (PTU) e tratamentos realizados.

Material e Método

Coleta de dados clínicos e laboratoriais de pacientes portadores de GNM, análise em material de BX por imunohistoquímica com Ac anti-PLA2R policlonal de coelho e pesquisa do Ac anti-PLA2R pelo método ELISA no soro.

Resultados

25 pacientes portadores de GNM primária foram avaliados com dosagem de Ac anti-PLA2R no soro, e em 18 pudemos avaliar o Ac anti-PLA2R também no material da BX. Quando analisamos a partir do Ac-anti PLA2R no soro, quatro pacientes tiveram o Ac anti-PLA2R positivo, todos com PTU nefrótica (med=11,5g/24hs) e dois já tinham realizado tratamento imunossupressor no último ano com ciclosporina(CSA) e CSA + rituximabe. Dois não realizaram tratamento, um por diagnóstico recente e outro por cronicidade. Dos 21 pacientes com Ac anti-PLA2R negativos, 15/15 foram positivos na BX, 4/21 tinham PTU nefrótica, todos tratados com rituximabe, CSA ou Ciclofosfamida + prednisona (CFM+P) no último ano. Quando analisamos a partir da PTU, em 8 deles a PTU estava nefrótica, 6/6 tinham PLA2R positivos na BX, e 4/8 tinham Ac anti-PLA2R + no soro (50%). 6/8 tinham sido submetidos a tratamento específico no último ano, sendo cinco tratados com CSA(3/5 com Ac anti- PLA2R negativos no soro e 2/5 positivos), 3 pacientes receberam Rituximabe (um com Ac anti-PLA2R positivo e os outros dois negativos no soro). Todos os 17 pacientes com PTU não nefrótica tinha Ac anti-PLA2R negativo no soro, 12/12 pacientes tinham Ac anti-PLA2R positivo na BX e 7/17 receberam tratamento imunossupressor no último ano.

Discussão e Conclusões

Quando a dosagem sérica do Ac anti-PLA2R é positiva, no soro há uma boa correlação com a atividade renal medida por meio da PTU. Já, uma dosagem única do Ac anti-PLA2R negativo no soro não se correlacionou de forma clara com a magnitude da PTU. Talvez a dosagem sequencial da PTU, assim como do Ac anti-PLA2R possam trazer mais clareza para o sua utilidade clínica.

Palavras Chave

membranosa, Ac anti-PLA2R sérico, tratamento

Área

Doenças do Glomérulo

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Vanessa Santos Silva, Pamela Falbo Reis, Rosa Marlene Viero, Rita Cassia Siqueira Bruder, Karina Zanchetta Cardoso Eid, Rafael Avila Scarinci