Dados do Trabalho


Título

MISMATCH NO LOCUS HLA-DR EM PRIMEIRO TRANSPLANTE RENAL ESTA ASSOCIADO A CHANCE DE RETRANSPLANTE EM PACIENTES CANDIDATOS A RETRANSPLANTE.

Introdução

O transplante prévio é o evento sensibilizante mais relevante na experiência humana e, por esse motivo, é um dos grandes limitadores para chance de retransplante após a perda de enxerto renal prévio. Sabe-se que pacientes transplantados de rim (TxR) prévios apresentam menores chances para novo TxR. Sendo assim, objetivo deste estudo foi avaliar a probabilidade de retransplante (rTxR) após a perda de enxerto prévio e as várias relacionadas com essa probabilidade.

Material e Método

Este é um estudo de coorte histórica que acompanhou 944 TxR realizados entre 2002-15, e que foram acompanhados até 2017. Ao todo 54 variáveis na incidência do TxR prévio foram testadas em análise univariada, comparando pacientes que foram submetidos a um TxR subsequente ou não. Delas, aquelas com p<0,20 foram incluídas em análise multivariada por regressão logística de Cox, para inferir quais estariam relacionadas com as chances de rTxR.

Resultados

No período em questão 217 (23%) enxertos foram perdidos, sendo 42,4% por óbito com rim funcionante, 53% por perda crônica ou ausência de função do enxerto e 4,6% por óbito com rim nunca funcionante. Entre os pacientes que retornaram a diálise, 26,1% foram submetidos a um eTxR, em período de 25,5 (10,6; 45,1) meses. Entre os pacientes que retransplantaram, observamos uma menor frequência de Tx com DF (40% vs. 62,4%, p=0,03), maior incompatibilidade no match HLA-DR (1,07±0,74 vs. 0,74 ±0,71, p=0,04), menor incidência de infecção pelo CMV (33,3% vs. 56,5%, p=0,02) e menor frequência de perda por falência do enxerto (66,7% vs. 84,7%, p=0,03). Em análise multivariada incluindo as 11 variáveis que alcançaram P<0,20 na análise univariada, a única relacionada, de forma independente e significante, com a probabilidade de eTxR foi a compatibilidade no macth HLA-DR no transplante anterior: HR= 1,72 (IC-95%: 1,02-2,90), p=0,041.

Discussão e Conclusões

As chances de retransplante após a falência de enxerto prévio refletem a política de alocação vigente no país, que privilegia a compatibilidade no locus DR. Outras variáveis relacionadas com as chances de retransplante devem ser exploradas em estudos futuros.

Palavras Chave

Transplante de rim; Retransplante, HLA-DR

Área

Transplante

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Lúcio R Requião-Moura, Paula R Bicalho, Margareth A Torres, Alvaro Pacheco-Silva