Dados do Trabalho


Título

EXPERIENCIA NA ORGANIZAÇAO DO MUTIRAO DO DIA MUNDIAL DO RIM REALIZADA POR ALUNOS DE LIGA ACADEMICA DA NEFROLOGIA

Introdução

O Dia Mundial do Rim (DMR),em 2019 propôs uma cobertura universal de saúde por meio do acesso à prevenção, tratamento e à informação da doença renal (DR) nos diferentes grupos socioeconômicos. A participação de alunos da Liga Acadêmica de Nefrologia (LAN) em mutirões de conscientização sobre o risco da DRC aprimora a atenção no diagnóstico precoce para reduzir os impactos clínicos e econômicos dessa morbidade irreversível e prevalente. Esse trabalho tem como objetivos demonstrar a experiência na organização da campanha do DMR por alunos de uma Liga Acadêmica de Nefrologia e o impacto do mutirão na identificação dos fatores de riscos da DRC e encaminhamentos aos ambulatórios após a campanha.

Material e Método

O mutirão foi organizado pela LAN cinco meses antes e divulgado pelas redes sociais da LAN e seus membros, disposição de cartazes na Universidade e distribuição de folhetos sobre a DRC. Duas semanas antes do evento foram realizadas reuniões de capacitação dos alunos pelos tutores da LAN, com apresentação da ficha, avaliação dos fatores de risco da DRC e dos dados a serem coletados no exame físico. Além disso, com o apoio da Enfermagem, foi feita a avaliação da urina com as fitas reagentes e da glicemia capilar.

Resultados

No DMR, o mutirão foi realizado em 2 períodos, 12h às 13h30 e 18h às 19h30. Em cada período, 3 professores e 16 alunos da Medicina formaram a equipe médica, enquanto 2 professores e 20 alunos da Enfermagem formaram a equipe de enfermagem. No total participaram, 10 professores, 32 alunos da Medicina (membros da LAN, da Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM) e 40 alunos da enfermagem. Os alunos se dividiram em 5 estações: 1) distribuição dos folhetos informativos 2) medidas antropométricas: peso, altura e IMC 3) glicemia capilar 4) coleta e análise da urina 4) Atendimento de triagem, medida da PA, Frequência Cardíaca e Circunferência Abdominal. Foram atendidos: 15 estudantes, 5 aposentados e 56 trabalhadores, inicialmente pela enfermagem, seguida pela equipe médica, onde eram orientados e se necessário, encaminhados para outras especialidades.

Discussão e Conclusões

A campanha permitiu aos alunos envolvidos o contato com o trabalho de conscientização e de orientação dos principais fatores de risco da DR e de hábitos de vida saudáveis. Os pacientes triados com risco foram encaminhados à LACM, à LAN e à Nutrição onde poderão ser confirmados as alterações e terem acompanhamento clínico.

Palavras Chave

Doença Renal Crônica, Hipertensão, Diabetes, Liga Acadêmica de Nefrologia, Dia Mundial do Rim

Área

Ligas Acadêmicas

Instituições

Universidade Nove de Julho - São Paulo - Brasil

Autores

Alexya Corrêa Gaspar, Paloma Amora Barchini, Batull Salaheddine Sleiman, Luiza Spinetti Sibila, Muna BadaouI, Mariana Batista Pereira , Ana Ludimila Espada Cancela , Lucio Roberto Requião-Moura , Benedito Jorge Pereira