Dados do Trabalho


Título

RABDOMIOLISE ASSOCIADA A CRIOTERAPIA E ATIVIDADE FISICA - RELATO DE CASO

Introdução

A rabdomiólise é uma síndrome desencadeada por lesões às fibras musculares esqueléticas, com extravasamento de conteúdo intracelular (eletrólitos, mioglobina e proteínas sarcoplasmáticas). A lesão renal aguda é uma das complicações mais graves, independentemente de sua etiologia. As baixas temperaturas podem servir de gatilho para esta síndrome.

Material e Método

Utilizou- se a base de dados Scielo, Pubmed e Google Acadêmico, nas quais foram selecionados 7 artigos de revisão e estudos prospectivos publicados entre os anos de 2015 a 2019.

Resultados

MMCS, 19 anos, previamente hígido, apresentou micção escurecida associada a dor em MMII após praticar 100 saltos em plataforma, com posterior imersão em piscina a 10°C. Procurou atendimento médico no 1° dia após início dos sintomas. Na admissão estava corado, desidratado, eupnéico, sem edemas, mas com MMII dolorosos à mobilização. Exames laboratoriais evidenciaram disfunção renal associada a níveis séricos de CPK de 267.000. Após a internação hospitalar evoluiu com náuseas e vômitos, redução do volume urinário e piora da função renal. Iniciou terapia com infusão de bicarbonato de sódio no 3° dia, evoluindo inicialmente com aumento da diurese. No 11° dia, apresentou piora da função renal e congestão pulmonar, sendo necessária hemodiálise. Apresentou melhora do quadro clínico e laboratorial no 15° dia, sendo interrompido o tratamento dialítico.

Discussão e Conclusões

Rabdomiólise secundária à hipotermia terapêutica apresenta-se como uma complicação rara, porém fatal caso não seja manejada da forma correta. A lesão renal encontra-se vinculada ao prognóstico, logo, colúria ou oligúria são sinais de alerta. Enzimas como creatinina quinase, lactato e desidrogenase se elevam expressivamente. A prevenção é o melhor tratamento para a IRA por rabdomiólise, uma vez que a infusão de cristalóides para perfusão e fluxo urinário reduz a deposição de mioglobina nos túbulos renais. Nota-se que a adoção da crioterapia demanda uma definição de protocolos, além de detalhamento acerca dos benefícios. Dessa forma, os pacientes submetidos a terapêutica serão melhor identificados. A qualidade de vida do paciente submetido a crioterapia pode ser prejudicada por um processo de rabdomiólise seguido por insuficiência renal aguda. O tratamento precoce é imperativo.

Palavras Chave

Rabdomiólise, IRA, Crioterapia

Área

Lesão Renal Aguda

Instituições

Liga Acadêmica de Nefrologia do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil, Universidade Católica de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

Mateus Guimarães Pascoal, Pedro Guimarães Pascoal, Laura de Lima Crivellaro, Jhonnata Henrique Carvalho, Marina Ferreira da Silva, Luana Cicília Sousa da Silva