Dados do Trabalho


Título

INSUFICIENCIA RENAL AGUDA (IRA) ASSOCIADA A LEPTOSPIROSE COM EVOLUÇAO CLINICA FAVORAVEL - RELATO DE CASO

Introdução

A leptospirose é uma das zoonoses mais importantes do mundo. Endêmica no Brasil, deve ser sempre lembrada na síndrome ictero-febril. A apresentação clínica da leptospirose é variável, sendo a forma febril anictérica a mais comum e autolimitada, porém quando ocorre acometimento renal, as taxas de mortalidade são significativas e a intervenção nefrológica se torna uma medida fundamental. O objetivo deste relato é apresentar um caso de leptospirose com rápida evolução para urgência dialítica, com diagnóstico tardio e diversos confundidores, em paciente sem registro epidemiológico suspeito e cursando com evolução clínica favorável.

Material e Método

Revisão de prontuário eletrônico e a pesquisa de revisões sistemáticas nas seguintes bases de dados: PubMed, Medline, Scielo e Lilacs, nos últimos 10 anos.

Resultados

RNS, 32 anos de idade, operador de empilhadeira, procurou o pronto socorro com quadro de febre e mialgia atribuído a dengue, porém sem confirmação laboratorial, sendo prescrito sintomáticos. Dois dias após, retorna com deterioração clínica, ictérico 3+/4+, febril 37,8°C, hipertenso, com anúria e anarsaca. Transferido à unidade de terapia intensiva, com creatinina sérica de 11 mg/dL, uréia de 160 mg/dL, pH 7,10 e bicarbonato sérico de 11 mmol/L. TC abdominal sem alterações e US de vias urinárias com aumento de ecogenicidade cortical. Hemograma sem leucocitose ou desvio à esquerda. Sem fatores epidemiológicos relacionados. Foi submetido a 16 sessões de hemodiálise concomitantes à investigação etiológica, com restabelecimento gradual da função renal. Sorologias positivas para leptospirose. Alta hospitalar assintomático e com total recuperação de função renal.

Discussão e Conclusões

O acometimento renal na leptospirose é potencialmente grave, com incidência variando entre 10 a 60% no Brasil. Classicamente caracteriza-se por rápida elevação de escórias nitrogenadas, e apesar da forma clínica mais frequente ser não oligúrica e hipocalêmica, o caso descreve uma evolução oligoanúrica com potássio sérico dentro da faixa de normalidade, o que por sua vez é mais comum em pacientes hiperbilirrubinêmicos. A mortalidade nessa doença sem IRA é incomum, porém quando ocorre acometimento pulmonar ou renal essa taxa se situa entre 15 e 18%. Sendo assim, o que chama a atenção para o caso é a evolução favorável enquanto realizava hemodiálise, com melhora clínico-laboratorial significativa e recuperação plena da função renal.

Palavras Chave

Leptospirose, IRA, Diálise

Área

Lesão Renal Aguda

Instituições

Liga Acadêmica de Nefrologia (LiNEFRO - UCB) - Distrito Federal - Brasil, Universidade Católica de Brasília - UCB - Distrito Federal - Brasil

Autores

Pedro Guimarães Pascoal, Mateus Guimarães Pascoal, Marcus Alves Caetano de Almeida, Ekaterine Apóstolos Dagios, Luana Cicília Sousa da Silva