Dados do Trabalho


Título

DOENÇA RENAL CRONICA COMO FATOR DE RISCO PARA TUBERCULOSE GENITOURINARIA - RELATO DE CASO

Introdução

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada, principalmente, pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, o Bacilo de Koch. O acometimento urinário é a terceira causa de infecção extrapulmonar, relacionada com a disseminação hematogênica da infecção. O
bacilo se instala e se multiplica no córtex renal, podendo transitar até a bexiga. É mais incidente em homens adultos e em imunossuprimidos, como pacientes com insuficiência renal crônica. A micobactéria reside em macrófagos e estimula uma reação inflamatória granulomatosa pelo sistema imune do hospedeiro, podendo causar nefrite intersticial e calcificação e é silenciosa até um déficit imunológico.

Material e Método

Foram analisados cinco artigos de revisão bibliográfica das bases de dados Scielo, Medline e Pubmed, publicados no período entre 2012 e 2015.

Resultados

Paciente feminino, 40 anos de idade, com histórico de infecção urinária de repetição e nefrolitíase, foi internada por comprometimento da função renal devido a sepse urinária, acidose metabólica e necessidade de hemodiálise. Após resolução da sepse, evoluiu com disúria e astenia. Persistindo com disúria após diversos tratamentos para ITU, porém, com urinálises posteriores indicando leucocitúria, a despeito de urocultura persistentemente negativa. Então, foi coletada urina para pesquisa de Bacilo Ácido Álcool Resistente (BAAR), com positividade em duas amostras. Após tratamento por 6 meses, tornou-se assintomática e BAAR negativou em 10 amostras consecutivas.

Discussão e Conclusões

A TB genitourinária é rara e está associada a condições de imunossupressão, como a doença renal crônica (DRC). A uremia e a própria hemodiálise de pacientes com DRC alteram o sistema imunológico, tornando o paciente mais susceptível à infecção. Existe uma redução da resposta proliferativa dos linfócitos TCD4 e B na atividade de macrófagos, déficit da interleucina 2 e aumento da apoptose celular, comprometendo a apresentação de antígenos, capacidade fagocítica e a resposta granulocítica. O quadro clínico se deve à colonização do trato urinário, como disúria, astenia, febre, piúria e dor lombar. O diagnóstico pode ser dificultado pela sobreposição dos sintomas da DRC, devendo ser realizada a pesquisa de BAAR na urina.

A TB genitourinária é uma entidade clínica relevante, visto que pode causar complicações definitivas, implicando mudanças na sua morbi-mortalidade. Em pacientes com sintomatologia urinária recorrente e culturas negativas para microrganismos comuns, deve se suspeitar de TB genitourinária.

Palavras Chave

DRC, Tuberculose, Trato urinário

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Liga Acadêmica de Nefrologia (LiNEFRO - UCB) - Distrito Federal - Brasil, Universidade Católica de Brasília - UCB - Distrito Federal - Brasil

Autores

Pedro Guimarães Pascoal, Mateus Guimarães Pascoal, Beatriz Ballarin Costa, Isabella de Araújo Ribeiro, Henrique Nardoni Watanabe, Luana Cicília Sousa da Silva