Dados do Trabalho


Título

PREVALENCIA DE INFECÇAO DO TRATO URINARIO NA POPULAÇAO FEMININA DE MARILIA

Introdução

A infecção do trato urinário (ITU) é uma das infecções mais comuns na população, sendo mais comum no sexo feminino. A anatomia feminina predispõe essa população à doença, mas os riscos são maiores se associados a fatores como vida sexual ativa, métodos anticoncepcionais e gravidez.

Material e Método

Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência, que foi realizada através de um questionário fechado, no contexto da campanha pelo Dia Internacional da Mulher e do Rim. Os questionários foram elaborados e aplicados em dois dias de março de 2018, por estudantes de medicina da Faculdade de Medicina de Marília, em dois shoppings de Marília, onde foram entrevistadas mulheres de diferentes faixas etárias.

Resultados

Ao final do estudo, encontramos ITU em todas as faixas etárias, e a maior prevalência de ITU foi em mulheres de 25 a 64 anos.

Discussão e Conclusões

Discussão: A alta prevalência de ITU em Marília, principalmente em mulheres em idade reprodutiva, e o número expressivo de ITU que ocorreram durante o período gestacional estão consoantes com a literatura. Segundo Riella (2010), a colonização por via ascendente, principal causa de ITU, é facilitada nas mulheres por fatores anatômicos. De forma semelhante, Gilstrap (2001), afirma que devido às alterações oriundas da gestação, ocorrem modificações no trato urinário feminino, que predispõem a transformação de mulheres bacteriúricas assintomáticas em sintomáticas. Portanto, de fato, as mulheres são o maior grupo de risco, e essa condição se torna ainda mais frequente quando associada ao período gestacional. Conclusão: Esses resultados comprovam a necessidade de organizar campanhas de conscientização da população sobre os sintomas da ITU e os danos que a infecção pode produzir, principalmente em gestantes.

Palavras Chave

Infecções Urinárias. Bacteriúria. Gestantes

Área

Ligas Acadêmicas

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - São Paulo - Brasil

Autores

MARCELA DA SILVA KAZITANI CUNHA, Altamiro Mariano Soares Junior, Thais Souza Vicente, Patricia Biaggio Soares, Claudia Silveira Baena, Maurício Braz Zanolli