Dados do Trabalho


Título

CONCENTRAÇAO SERICA DE FGF-23 EM PACIENTES EM HEMODIALISE E DIALISE PERITONEAL

Introdução

O fator de crescimento de fibroblastos 23 (FGF-23) é um hormônio produzido por células ósseas em resposta à sobrecarga de fosfato (P). Em pacientes com doença renal crônica (DRC), encontra-se frequentemente elevado, sinalizando os distúrbios minerais e ósseos comuns nessa população. Devido às particularidades de cada um dos métodos de diálise na remoção de P, pode haver diferença nas concentrações séricas de FGF-23 entre pacientes em hemodiálise (HD) e diálise peritoneal (DP). O objetivo deste trabalho é comparar concentrações séricas de FGF-23 entre pacientes tratados por HD e DP, e avaliar quais variáveis se associam com aumento desse hormônio.

Material e Método

Estudo transversal com avaliação de dados clínicos, laboratoriais, antropométricos e bioimpedância unifrequencial (BIA) de pacientes em HD e DP. Dosagem de FGF-23 foi realizada por ELISA. Dados foram expressos em média ± desvio padrão, mediana (mínimo e máximo) ou porcentagem. Para comparação entre HD e DP foi realizado teste t de Student ou Mann Whitney, de acordo com a distribuição das variáveis. Regressão logística múltipla foi utilizada para identificar fatores associados com FGF-23.


Resultados

Foram incluídos 124 pacientes, 75 em HD e 49 em DP. Idade média da amostra foi de 58,9 ± 15,3 anos, com 33 meses em terapia renal substitutiva (TRS), 54,8% do sexo masculino. Ao comparar os pacientes dos diferentes métodos, foi observada maiores idade, tempo de tratamento, ureia, albumina, potássio e fosfatase alcalina séricas, e ângulo de fase, reatância, água intracelular e massa gorda pela BIA nos pacientes em HD. Também foram observados menores valores de PCR, HDL-c e cálcio séricos nos pacientes em HD. FGF-23 não foi estatisticamente diferente entre os métodos de TRS [HD: 10246 pg/ml (2474; 23853) vs. DP: 11069 pg/ml (2557;14069); p=0,09], assim como P e vitamina D séricos. Idade foi preditor de FGF-23 na análise de regressão múltipla, que que incluiu sexo, idade, tempo de diálise, método dialítico, P e PCR.

Discussão e Conclusões

Apesar das diferenças entre os métodos dialíticos em relação à remoção de P, tanto os valores de P sérico, quanto de FGF-23 não diferiram entre os diferentes tipos de TRS. Fatores como ingestão de P, PTH e vitamina D séricos, uso de quelantes de fósforo e suplementação de vitamina D nutricional ou ativa podem interferir nos valores de P sérico, e consequentemente, nas concentrações séricas de FGF-23, e também devem ser controlados em futuros estudos.

Palavras Chave

doença renal crônica; fator de crescimento de fibroblastos 23; hemodiálise; diálise peritoneal.

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Mariana Clementoni Costa Borges Ribeiro, Karina de Jesus Antonio, Maryanne Zilli Canedo da Silva, Barbara Perez Vogt, Nayrana Soares do Carmo Reis, Jacqueline Costa Teixeira Caramori