Dados do Trabalho


Título

DEFICIENCIA DE VITAMINA D E HIPERLEPTINEMIA: POSSIVEIS FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM HEMODIALISE?

Introdução

A leptina é um hormônio produzido pelo tecido adiposo, com papel no balanço energético, modulação imune e efeito inflamatório. A redução na concentração sérica desse marcador pode melhorar a sobrevida em pacientes com doença renal crônica (DRC), já que seu aumento se associa com maior risco cardiovascular (RCV). A deficiência de vitamina D (VD) é crítica em pacientes com DRC, e também tem sido associada com aumento do RCV nessa população. Assim , o objetivo deste trabalho foi avaliar a interação de níveis séricos de VD e leptina em fatores de RCV de pacientes em hemodiálise (HD).

Material e Método

Estudo transversal com avaliação clínica, laboratorial e antropométrica de pacientes em HD. A amostra foi dividida considerando concentração sérica de leptina (> ou < do que a mediana 35 ng/ml) e de VD (suficiente (VDS) 25-hidroxivitamina D≥30 ng/ml) ou insuficiente (VDI) 25-hidroxivitamina D<30 ng/ml). Assim, quatro grupos foram criados e comparados quanto aos fatores de RCV: VDS e leptina >35 ng/ml, VDS e leptina <35 ng/ml, VDI e leptina >35 ng/ml e VDI e leptina <35 ng/ml. Os fatores de RCV considerados foram: colesterol total e frações, triglicerídeos, glicemia, IMC, % de gordura corporal (%GC).

Resultados

Foram incluídos 125 pacientes, 56,8% sexo masculino, idade média de 60,6 ± 14,1 anos, média de 36 meses de tratamento, nefropatia diabética foi a principal causa de DRC (32%). VD e leptina sérica foram negativamente correlacionadas (p=0,032; r= -0,192). O grupo VDI e leptina >35 ng/ml apresentou maiores concentrações séricas de triglicerídeos e glicemia, IMC e %GC do que os grupos VDI e leptina <35 ng/ml e VDS e leptina <35 ng/ml. HDL-c sérico foi mais alto no grupo VDI e leptina <35 ng/ml e %GC foi mais baixa no grupo VDS e leptina <35 ng/ml em comparação aos demais. Ambos os grupos com leptina >35 ng/ml apresentaram maior IMC e %GC.

Discussão e Conclusões

Parâmetros associados à VD e leptina estão relacionados à obesidade e alterações metabólicas, sugerindo relação da VDI, hiperleptinemia e fatores de RCV em pacientes em HD. Nota-se importância de investigar os mecanismos envolvendo deficiência de VD e hiperleptinemia em pacientes com DRC, principalmente nas doenças cardiovasculares, bem como os efeitos em desfechos.

Palavras Chave

Doença renal crônica; hemodiálise; leptina; vitamina D; risco cardiovascular.

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

Faculdade de Medicia de Botucatu - UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Mariana Clementoni Costa Borges Ribeiro, Barbara Perez Vogt, Jacqueline Costa Teixeira Caramori