Dados do Trabalho


Título

FATORES ASSOCIADOS A INAPETENCIA EM PACIENTES EM HEMODIALISE

Introdução

Inapetência é uma condição comum em pacientes em hemodiálise (HD), e está associada ao protein energy wasting (PEW). Apesar da dificuldade de diagnóstico por seu caráter subjetivo e falta de padrão-ouro, há forte influência da inapetência no estado nutricional e na morbidade. Assim, o objetivo foi avaliar a associação entre apetite e parâmetros nutricionais, inflamatórios, hormonais e ingestão alimentar de pacientes em HD.

Material e Método

Estudo observacional transversal com avaliação clínica, laboratorial, antropométrica, composição corporal e ingestão alimentar de pacientes em HD. Avaliação antropométrica incluiu peso corporal, estatura, circunferência do braço e dobras cutâneas: tríceps, bíceps, supra ilíaca e subescapular. Foram calculados índice de massa corporal (IMC), circunferência muscular do braço (CMB) e adequação para idade e sexo, e percentual de gordura corporal (%GC). Ingestão alimentar foi avaliada por recordatório alimentar de 24 horas. Para avaliar o apetite foram utilizadas três perguntas validadas. Os dados foram expressos em média ± desvio padrão, mediana (mínimo e máximo) ou porcentagem. Após a classificação do apetite, a amostra foi dicotomizada em “apetite normal” e “inapetentes” e comparada pelo teste t de Student ou modelo linear generalizado de acordo com distribuição. Regressão logística múltipla foi utilizada para identificar associação com inapetência.

Resultados

Foram incluídos 125 pacientes em HD, com idade de 60,6 ± 14,1 anos, tempo de HD de 35,5 meses, e diabetes a principal causa de doença renal crônica. Quanto ao apetite, 78,4% dos pacientes referiram apetite normal. Pacientes com inapetência apresentaram elevados níveis de ferro (p <0,001), índice de saturação de transferrina (p <0,01), 25-hidroxivitamina D (p = 0,04), fosfatase alcalina (p = 0,003), e níveis inferiores de ureia (p = 0,01) e %GC (p = 0,02). Ambos os grupos apresentaram ingestão alimentar insuficiente,e pacientes com inapetência tiveram ainda menor ingestão de zinco (p = 0,004). Inapetência foi independentemente associada com menor ingestão de zinco (p = 0,03), menor ureia sérica (p = 0,04) e aumento do PTH sérico (p = 0,03), e mostrou uma tendência a associar-se com inflamação (p = 0,06).

Discussão e Conclusões

Reforçamos o envolvimento do hiperparatireoidismo no cenário da anorexia em HD. Inapetência foi independentemente associado com aumento do sérico de PTH, baixa ingestão de zinco e baixa concentração sérica de ureia. Além disso, é possível sugerir o envolvimento da inflamação na redução do apetite.

Palavras Chave

Wasting; inapetência; hemodiálise; apetite.

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Mariana Clementoni Costa Borges Ribeiro, Barbara Perez Vogt, Francieli Cristina Delatim Vannini, Jacqueline Costa Teixeira Caramori