Dados do Trabalho


Título

QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM DOENÇA RENAL CRONICA TERMINAL

Introdução

Avaliar a qualidade de vida (QV) de pacientes com doença renal crônica terminal (DRCT) em tratamento dialítico é importante no planejamento da assistência das equipes de saúde direcionadas a este público.
Objetivou-se identificar o grau de comprometimento da QV de indivíduos com doença renal crônica a partir da produção cientifica existente.

Material e Método

Revisão integrativa de 8 publicações provenientes da base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) no período dos dias 22 e 23 de junho de 2017, na língua portuguesa e selecionadas a partir da questão: Qual a percepção do paciente renal sobre a sua qualidade de vida?

Resultados

Todos os artigos apresentaram tipo de estudo com nivel de evidencia IV, ou seja, estudos descritivos do tipo transversal. Quanto a população objeto de estudo, 5 artigos abordaram pacientes acima de 18 anos de idade, 1 artigo adultos entre 20 e 59 anos, 1 artigo idosos, e 1 artigo crianças e adolescentes. Seis artigos utilizaram instrumentos padronizados para avaliação da QV. Estes são compostos por 2 componentes, saúde física e saúde mental, que por sua vez são subdivididos em dimensões que variam de zero a 100 pontos cada. Quanto maior a pontuação indica melhor percepção de QV. Nos artigos analisados, houve variação entre as dimensões, entretanto, em sua maioria as pontuações obtidas ficaram abaixo de 70 pontos, havendo dimensões de aspectos físicos com pontuações abaixo de 40 pontos entre adultos e idosos. Em crianças e adolescentes, apontou haver comprometimento da QV, e 82,3% dos estudos analisados abordaram a necessidade de instrumentos específicos para avaliação da QV desta população.

Discussão e Conclusões

O tratamento dialítico, apesar de aumentar o tempo de sobrevida do indivíduo, de forma geral não evita mudanças bruscas na vida de pacientes com DRCT, reduzindo a QV destas pessoas.
Levando em consideração que a QV é avaliada em diversas dimensões, e que geralmente a maioria delas apresenta algum grau de comprometimento, a abordagem multi e interdisciplinar da assistência à saúde ofertada é fundamental nos cuidados de saúde direcionados a esta população.

Palavras Chave



Cuidados de saúde; Diálise; Hemodiálise.

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Centro Universitário UDC - Paraná - Brasil, Unioeste - Paraná - Brasil

Autores

Ederson Pereira, Soraia Younes