Dados do Trabalho


Título

A AMPLIAÇAO DO TRABALHO PROFISSIONAL – SERVIÇO SOCIAL E NEFROLOGIA

Introdução

O Serviço Social é uma profissão regulamentada de nível superior, com amplas áreas de atuação e demanda profissional. Entretanto, enfrenta profundos desafios na efetiva conquista do espaço profissional. Algumas áreas são pouco conhecidas, estudadas e divulgadas assim como a atuação no campo da saúde com pacientes portadores de doença renal crônica. O Serviço Social tem como instrumento de atuação diferentes manifestações relacionadas à questão social, que por sua vez não se revela somente na assistência social em si mas, também na assistência à saúde. Todo profissional capacitado deve estar atento às diversas manifestações da questão social em suas complexidades e particularidades, prestando atendimento de qualidade e apreensão crítica dos processos de produção e reprodução das relações sociais na perspectiva da totalidade, acompanhando todas as mudanças e desenvolvimentos da sociedade. Neste texto iremos abordar alguns pontos do trabalho do assistente social com pessoas em processo de tratamento em hemodiálise, trazendo uma reflexão crítica do papel profissional com essa demanda.

Material e Método

Para realização do presente trabalho utilizamos de busca em livros, artigos em materiais bibliográficos direcionados a área do Serviço Social, Saúde e Nefrologia.

Resultados

A atuação do Serviço Social junto ao portador de doença renal crônica deve se constituir no acompanhamento deste usuário no sentido de discutir junto ao pacientes alternativas para o enfrentamento da doença de forma menos dolorosa e dramática buscando alternativas para que possa ter uma condição de vida mais tranquila paralela ao tratamento. A atuação do assistente social deve ser subsidiada pela educação em saúde, no qual o paciente poderá questionar sobre sua condição e ele mesmo com apoio ser sujeito de transformação.

Discussão e Conclusões

O assistente social dentro do serviço de hemodiálise se faz de grande importância, no auxílio da orientação, suporte, efetivação de direitos, uma vez que o adoecimento crônico acarreta desestabilidade emocional, física, psíquica e social para o portador e para a família. Uma vez que a vida do portador de DRC se restringe a cuidados diários com alimentação, consultas médicas, sessões de hemodiálise, restrições em viagens e consequentemente afastamento de amigos e familiares distantes é importante o acompanhamento profissional qualificado para orientação e enfrentamento da complexidade e problemática que venha ser o adoecimento e cuidado.

Palavras Chave

Serviço Social – Saúde – Doença Renal Crônica.

Área

Multiprofissional: Outras áreas

Instituições

INNEFRO - Minas Gerais - Brasil

Autores

Natália Leone Silva