Dados do Trabalho


Título

PREDITORES DE HIPERTROFIA CARDIACA EM PACIENTES EM DIALISE PERITONEAL

Introdução

As doenças cardiovasculares são a causa mais importante de mortalidade em pacientes em diálise, sendo a hipertrofia ventricular esquerda (HVE) poderoso preditor de mortalidade desta população. O objetivo deste trabalho foi identificar preditores de hipertrofia cardíaca em pacientes em diálise peritoneal (DP) a partir da avaliação de parâmetros cardiovasculares, estado nutricional e de hidratação.

Material e Método

Estudo transversal realizado com pacientes adultos em tratamento regular por DP. Foram realizadas: monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA); avaliação do estado nutricional por meio de bioimpedância unifrequencial (BIAUNI) e multifrequencial (BIAMULT); mensuração do débito urinário de 24 horas; avaliação da velocidade de onda de pulso (VOP); avaliação do escore de cálcio arterial coronariano (CAC); e avaliação da massa ventricular esquerda (MVE) por meio de Doppler-ecocardiográfico. As variáveis obtidas nas avalições foram incluídas em modelo de regressão linear múltipla a fim de identificar preditores de hipertrofia cardíaca. O nível de significância adotado foi de p<0,05.

Resultados

A casuística foi composta de 29 pacientes adultos prevalentes em DP com média de idade de 54,7±2,2 anos e tempo mediano de tratamento dialítico de 18 meses. Houve predomínio de indivíduos do sexo masculino (58,6%), com 44,8% da amostra total portadores de diabetes mellitus. Na análise de regressão linear múltipla, a relação água extracelular/água corporal total por (AEC/ACT) por BIAMULT, percentual de gordura corporal (%GC) por BIAUNI e escore de CAC (b=0,463, p=0,035; b=0,675, p=0,020; b=0,524, p=0,019, respectivamente) foram preditores independentes da MVE (r2=0,628, p=0,021). Pressão arterial sistólica de 24 horas, débito urinário de 24 horas e VOP não apresentaram significância estatística em relação a MVE

Discussão e Conclusões

Neste trabalho identificamos que o escore de CAC e dois dados provenientes de avaliação por BIA (%GC-BIAUNI e AEC/ACT-BIAMULT) puderam predizer a MVE, sugerindo que a hipertrofia cardíaca em DP pode estar associada a outros fatores além dos tradicionais conhecidos da população geral.

Palavras Chave

HIPERTROFIA CARDÍACA. DIÁLISE PERITONEAL. ESTADO NUTRICIONAL. HIDRATAÇÃO. BIOIMPEDÂNCIA. ESCORE DE CÁLCIO ARTERIAL CORONARIANO.

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

NAYRANA SOARES CARMO REIS, FABIANA LOURENÇO COSTA, ROGERIO CARVALHO DE OLIVEIRA, FABRICIO MOREIRA REIS, PAULA PRADO PONTES, MARYANNE ZILLI CANEDO SILVA, Silméia Garcia ZANATI, LUIS CUADRADO MARTIN, PASQUAL BARRETTI