Dados do Trabalho


Título

BEXIGA NEUROGENICA EM PACIENTE LUPICA COM NEUROMIELITE OPTICA

Introdução

A Neuromielite Óptica (NMO) ou Doença de Devic é uma doença rara, de caráter inflamatório, caracterizada pela desmielinização do sistema nervoso central. É uma condição autoimune que pode estar associada à outras doenças como o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). Apresenta-se com ataques agudos de neurite óptica bilateral ou mielite transversa, causando fraqueza nos membros, perda sensorial e disfunção da bexiga.

Material e Método

Relato de caso.

Resultados

MDGF, 15 anos, sexo feminino, em investigação ambulatorial para doença reumatológica há um ano, apresentava FAN 1:1.280 e complemento diminuído. Deu entrada em pronto-socorro com queixa de febre há 7 dias da admissão, cefaléia, estrabismo, diplopia e alteração da marcha. Realizada ressonância nuclear magnética (RNM) de crânio que evidenciou um hipersinal em bulbo à direita, sendo iniciado Prednisona para tratamento de mononeurite. Durante internação evoluiu com retenção urinária, paraparesia de membros inferiores e insuficiência respiratória grave. Solicitada RNM de coluna total onde foi visualizado lesão longitudinal extensa em todos os seguimentos medulares e centromedulares. Sendo assim, além de atividade do LES a hipótese diagnóstica foi NMO. A paciente foi submetida a plasmaférese e pulsoterapia com Metilprednisolona. Ao longo da internação permaneceu com sonda vesical de demora e apresentou 3 episódios de infecção urinária (ITU). Após tratamento, foi instituído cateterismo vesical intermitente a cada 3 horas e desde então segue sem novos episódios de ITU. Teve melhora do quadro neurológico, porém segue com hipoestesia acentuada em membros inferiores, ainda sem deambular. Recebeu alta para acompanhamento em ambulatório de especialidades.

Discussão e Conclusões

A prevalência de NMO varia de 0,5 a 10 por 100.000, a incidência em mulheres é até 10 vezes maior do que em homens e é frequentemente associada a distúrbios autoimunes sistêmicos. A associação fisiopatológica com o LES ainda não foi estabelecida completamente, alguns estudos estimam que as chances de um paciente ter LES e NMO é de 1 em 5.000.000. O envolvimento da medula espinhal se manifesta com paraparesia ou quadriparesia, perda sensitiva abaixo do nível da lesão e bexiga neurogênica (BN). A BN é um problema complexo em que o tratamento deve ser instituído precocemente para diminuir o risco de deterioração do trato urinário superior.
A associação de NMO e LES é rara e pode cursar com BN, destacando-se a importância da avaliação especializada e intervenção precoce para minimizar complicações.

Palavras Chave

Lúpus eritematoso sistêmico; Neuromielite óptica; Bexiga neurogênica.

Área

Nefrologia pediátrica

Instituições

EPM - UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Marina Xavier Tenório, Gustavo Jorge Maftum, Nathalia Silva Guerra, Flávia Vanessa Félix Leão, Maria Cristina De Andrade, Maria Aparecida De Paula Cançado