Dados do Trabalho
Título
EFEITO DO EXERCICIO RESISTIDO NO TRATAMENTO DA SARCOPENIA EM PACIENTES DIALITICOS
Introdução
A doença renal crônica (DRC) afeta de 5 a 10% da população mundial, e no Brasil a incidência aumenta progressivamente, sendo registrado em 2016, 122,825 mil pacientes em tratamento dialítico. Pacientes em tratamento dialítico sofrem diversas alterações em órgãos e sistemas, entre elas, as disfunções músculo esqueléticas como a fraqueza muscular, resultante da sarcopenia, que afeta a qualidade de vida e a funcionalidade do paciente. A sarcopenia é uma síndrome metabólica caracterizada pela perda de massa muscular e consequentemente de funções musculares, um dos tratamentos é o treinamento anaeróbico, que tem como efeito terapêutico o aumento da massa magra e força muscular do paciente dialítico.
Material e Método
Ensaio clínico incluindo dez pacientes (n=10) por amostra de conveniência, com idade entre 52 e 68 anos, em tratamento hemodialítico, sedentários sem limitações músculo esqueléticas ao treinamento anaeróbico, com capacidade de compreensão verbal, não portadores de cateter femoral e hemodinamicamente estáveis. Após assinarem o termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foi realizado um programa de treinamento anaeróbico intradialítico para MMII, durante quatro meses duas vezes por semana. A massa muscular foi avaliada por meio da bioimpedância, o trofismo muscular foi avaliado por meio de perimetria, e a carga para execução do treinamento anaeróbico foi determinada pelo teste de uma repetição máxima (1RM), utilizando 70% da carga para o treino. As análises dos métodos de avaliação foram feitas no início e ao término dos quatro meses de tratamento.
Resultados
A idade média dos participantes foi de 63 (±7,5) anos, a média de tempo de tratamento hemodialítico foi de 21 (±19,9) meses. Foi observado melhora da força muscular nos grupos musculares avaliados após a intervenção, Flexores de quadril (de 3,75 ±2,40 para 5,55 ±3,39) , Abdutores de quadril(de 3,33 ±1,53 para 4,50 ±1,84), Extensor de quadril (de 3,67 ±2,72 para 5,45 ±3,20), Flexores de joelho (de 4,08 ±2,22 para 6,45 ±2,75), Extensor de joelho (de 5,92 ± 3,70 para 8,30 ±4,47).
Discussão e Conclusões
Os resultados obtidos no presente estudo demonstram que o treinamento anaeróbico intradialítico causa aumento de força muscular e consequentemente repercute na melhor funcionalidade de MMII, indicando que o tratamento fisioterapêutico possibilita a reversão de sarcopenia secundária, sendo notável a importância da fisioterapia em pacientes dialíticos.
Palavras Chave
Sarcopenia, Doença Renal Crônica, Fisioterapia.
Área
Multiprofissional: Outras áreas
Instituições
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES - São Paulo - Brasil
Autores
GABRIELA RIBEIRO FERNANDES BENTO, FABIO CAVALCANTI ARAUJO, FÁTIMA FANI FITZ