Dados do Trabalho


Título

ADEQUAÇAO DE EXAMES LABORATORIAIS DE PACIENTES EM PROGRAMA DE DIALISE PERITONEAL URGENT- START (DP-US) APOS O PRIMEIRO MES E OS SEIS MESES DE TERAPIA

Introdução

A adequação de exames laboratoriais em pacientes em terapia renal substitutiva é um desafio na prática clínica e estão relacionados a melhores desfechos. Nosso objetivo foi comparar a adequação dos exames de fósforo, potássio e hemoglobina séricos de pacientes em programa de diálise peritoneal urgent-start (DP-US) após o primeiro mês e os seis meses de terapia.

Material e Método

Foram incluídos todos os pacientes que iniciaram diálise peritoneal (DP) de maneira urgente (até sete dias após o implante do cateter) entre setembro de 2017 a setembro de 2018 que permaneceram por no mínimo seis meses em DP em um único centro. Os resultados foram coletados dos prontuários. Para o resultado do primeiro mês, foi calculada uma média dos exames semanais do período em que os pacientes dialisaram na clínica para treinamento (3 a 4 semanas). Foram considerados adequados fosfatemia ≤ 5,5 mg/dl, potassemia ≤ 5,5 mEq/L e hemoglobina > 10,0 g/dl.

Resultados

Participaram desta análise 60 pacientes (47% homens; 92% com hipertensão arterial sistêmica; 37% com diabetes mellitus). Não houve diferença nos dois períodos de avaliação nas médias de fósforo (6,1 ± 1,4 versus 6,6 ± 1,8 mg/dl; P=0,07) e potássio séricos (5,0 ± 1,1 versus 4,8 ± 0,6 mg/dl; P=0,24) e foi observado aumento significativo nas concentrações de hemoglobina (9,1 ± 1,3 versus 9,8 ± 1,6 g/dl; P=0,006). O percentual de pacientes com exames adequados de fósforo aumentou significativamente (27% versus 35%; P=0,03) enquanto que o de pacientes com potássio adequado permaneceu elevado (85% para 88%; P=0,28). Em relação à hemoglobina, a proporção de pacientes com valores adequados também aumentou (24% versus 47%; P=0,007).

Discussão e Conclusões

Após o primeiro mês de terapia a maior parte dos pacientes apresentava hiperfosfatemia, normopotassemia e baixas concentrações de hemoglobina. Após seis meses, foi observado aumento significativo da hemoglobina sérica e do percentual de pacientes com hemoglobina e fosfatemia dentro do alvo terapêutico.

Palavras Chave

Diálise peritoneal urgent-start; hemoglobina; fósforo; potássio

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Fundação Pró-Rim - Santa Catarina - Brasil

Autores

JYANA GOMES MORAIS, FABIANA BAGGIO NERBASS, HELEN C FERREIRA, GABRIELA SEVIGNANI, LILIAN MIQUELINO, MARINES PEREIRA, MARCOS P MIRANDA, ANA FERNANDES, VIVIANE CALICE-SILVA