Dados do Trabalho


Título

O papel da visita domiciliar na prevenção de peritonites para pacientes em Diálise Peritoneal

Introdução

A Visita Domiciliar (VD) é um instrumento de estratégia assistencial útil no conhecimento da interação entre o contexto familiar e social do paciente e os cuidados de saúde do tratamento médico. Objetivos: Descrever o perfil epidemiológico de pacientes em Diálise Peritoneal (DP) submetidos à VD e identificar as variáveis relacionadas ao risco de peritonite, analisadas na VD.

Material e Método

Trata-se de estudo quantitativo do tipo coorte retrospectivo com dados provenientes de formulários de VD continuada de uma unidade de diálise em um hospital público no interior do Estado de São Paulo no período de janeiro de 2015 a janeiro de 2018. Os critérios de inclusão foram formulários preenchidos na íntegra de VD de pacientes com idade maior ou igual de 18 anos. A ocorrência de peritonite foi obtida através do registro em prontuário médico, durante o período do estudo. As variáveis preditoras avaliadas foram sócio-demográficas, clinicas e relacionadas à técnica do tratamento. Foi realizada análise estatística descritiva dos dados com frequência e porcentagem para as variáveis qualitativas, média e mediana e desvio padrão para as variáveis quantitativas. Teste- Chi-quadrado ou Exato de Fisher e regressão logística para verificar a associação do desfecho peritonite com as variáveis explanatórias qualitativas (categóricas).

Resultados

Foram avaliados 234 formulários de VD de 120 pacientes, sendo que 48 (39,3%) apresentaram pelo menos um episódio de peritonite ao longo do seguimento. Observou-se através da regressão logística que as variáveis, renda per capita OR=0,99 p=0,007 e falhas na técnica da realização do procedimento de DP OR=2,073 p= 0,03 foram preditoras independentes do desfecho peritonite.

Discussão e Conclusões

A VD é um instrumento que permite identificar variáveis relacionadas ao risco de infecção (peritonite), possibilitando a implantação de medidas para a correção dos problemas, o que pode auxiliar no entendimento e na adesão do paciente ao tratamento, melhorando a sobrevida da técnica de diálise.

Palavras Chave

Diálise Peritoneal; Visita Domiciliar; Enfermagem; Autocuidado.

Área

Multiprofissional: Enfermagem

Instituições

Unesp de Botucatu - São Paulo - Brasil

Autores

LAUDILENE CRISTINA Rebello MARINHO, Marcela Lara Mendes, Camila Albuquerque Alves, Fabiana Tomé Ramos, Daniela Ponce, Rogério Carvalho Oliveira, Jacqueline Teixeira Caramori, Cassiana Mendes Bertoncello Fontes