Dados do Trabalho


Título

SINTOMAS DEPRESSIVOS E PERCEPÇAO DE APOIO SOCIAL EM IDOSOS EM HEMODIALISE

Introdução

A população idosa submetida a hemodiálise (HD) pode apresentar limitações físicas e sociais frente a reações adversas no tratamento, favorecendo o desenvolvimento de sintomas depressivos. A percepção positiva de apoio social tem representado recurso importante no enfrentamento dessas situações adversas. O objetivo do presente estudo foi estimar a prevalência de sintomas depressivos em idosos submetidos a hemodiálise e a percepção da rede de apoio social associada a essa sintomatologia.

Material e Método

Foi realizado um estudo de corte transversal, observacional e retrospectivo, avaliando 54 pacientes na Unidade de Dialise de um Hospital Universitário (SP), com 60 anos ou mais, em hemodiálise e condições de comunicação preservadas. Foi utilizado formulário padronizado para obter as informações sociodemográficas e clínicas e instrumentos específicos para avaliar sintomas depressivos (Escala de Depressão Geriátrica), funcionalidade (Índice de Katz e Lawton) e percepção de apoio social (Medical Outcomes Study).

Resultados

: A maioria dos pacientes estudados eram do sexo feminino (57,41%), tinham entre 60 e 74 anos (70,37%), até 3 anos de estudo (53,7%), com companheiro (59,26%) e recebiam algum tipo de renda (90,74%). A média de tempo de tratamento desses pacientes era de 44,62 meses (IC95% 34,40 – 54-85). A prevalência de sintomas depressivos entre esses pacientes foi de 40,74%. Grande parte dos pacientes necessitavam de algum tipo de ajuda para as atividades instrumentais de vida diária (47,17%). Quando comparados por sexo, foi observado que as mulheres têm menor nível de escolaridade (p=0,012), vivem sem companheiro (p = 0,05) e tem maior necessidade de ajuda para as atividades instrumentais de vida diária (p=0,033). As características sociodemográficas e clínicas foram semelhantes entre os idosos com ou sem sintomas depressivos. Quanto a percepção do apoio social, foi identificado correlação negativa entre a presença de sintomas depressivos e a percepção em todos os domínios de apoio social (material, afetivo, social, financeiro e informação).

Discussão e Conclusões

a alta a prevalência de sintomas depressivos entre os idosos em hemodiálise tem efeito direto na percepção de apoio social. Nesse sentido, ressalta-se a importância das relações de cuidado, de proximidade afetiva, relacionadas a promoção da saúde e de adesão ao tratamento. Além disso, a equipe multidisciplinar é parte fundamental no fortalecimento do vínculo terapêutico.

Palavras Chave

sintomas depressivos, apoio social, idosos, hemodiálise.

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

universidade estadual paulista - São Paulo - Brasil

Autores

Maria Julia miua Cosin Shindo, Yasmin Fernandes, Fernanda Maria Vernini, Cristiane Lara Mendes Chiloff