Dados do Trabalho


Título

VISITA DOMICILIAR NO CONTEXTO DA DIALISE PERITONEAL: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Introdução

A visita domiciliar (VD) configura-se estratégia de serviço na área da saúde e significativo espaço de compreensão ampliada do processo de saúde-doença dos pacientes. O objetivo do trabalho foi conhecer a produção científica de estudos com VD na diálise peritoneal (DP). Conhecer a produção científica de estudos com VD na diálise peritoneal (DP).

Material e Método

Revisão integrativa, realizada na base de dados LILACS, com os descritores “visita domiciliar; house calls; visita domiciliaria; diálise peritoneal; peritoneal dialysis; diálisis peritoneal; hemodiálise no domicilio; hemodialysis home; hemodiálisis en el domicilio”, combinados com operadores booleanos and e or. A questão norteadora no estudo foi “Como vêm sendo a produção cientifica sobre visita domiciliar em DP?”.

Resultados

Considerando a frequência dos achados, sete artigos foram revisados de 2008 a 2017. A área de conhecimento do primeiro autor dos estudos foi a área médica (5 artigos) seguido da enfermagem (2 artigos). Continentes que se preocupam com a temática foram América do Sul (Brasil) e Europa (Inglaterra e Itália) e Euroasiático (Turquia). A VD foi objeto de investigação primária (4 artigos) e secundária (3 artigos) dos pesquisadores. Da análise dos dados na identificação do posicionamento dos autores sobre VD (independente da posição da VD na investigação) emergiram duas subcategorias: percepção dos pacientes e dos profissionais/ serviços de saúde.

Discussão e Conclusões

O interesse pelo tema ainda é pouco explorado. Justifica-se esse fato o foco da atenção à lógica biomédica, com estudos centrados na doença e em infecções associadas a DP. Há unanimidade dos estudos sobre VD frequentes como importante estratégia de cuidado mais apropriado e cuidado continuo para o sucesso do método domiciliar. Percebeu-se a valorização deste pelo paciente, com atenção dispensada pelos profissionais acerca dos cuidados relativos ao tratamento, por motivos de fonte de segurança, envolvendo família e comunidade. É mencionado, entre alguns autores, a carência de produções científicas, apesar de sua relevância para integralidade das ações, atenção multiprofissional e humanização das ações. Fato este que pode estar relacionado ao contexto hospitalocêntrico que preconiza um distanciamento do contexto de vida dos pacientes. Desta forma, espera-se que a análise dos resultados obtidos possa potencializar a VD como uma importante estratégia na atenção terciária, mais especificamente na DP.

Palavras Chave

Visita domiciliar; Diálise peritoneal; Estrategia de saúde

Área

Multiprofissional: Outras áreas

Instituições

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - São Paulo - Brasil

Autores

Jéssica Fátima Souza, Dinair Ferreira Machado, Daniela Ponce, Tatiane Granatto Lopes