Dados do Trabalho


Título

PURPLE URINE BAG SYNDROME: RELATO DE CASO

Introdução

A Purple Urine Bag Syndrome (PUBS) caracteriza-se pela coloração roxa da urina secundária à combinação de índigo (azul) e indirubina (verde), que são produtos da degradação do indoxil sulfato. Tal fenômeno acontece em quadros de infecção urinária/colonização do trato urinário por germes específicos, principalmente em pacientes dialíticos, sondados crônicos e com constipação intestinal. Relatamos um caso de PUBS em paciente dialítico com tratamento e evolução satisfatórios.

Material e Método

Relato de Caso

Resultados

Homem, 84 anos, hipertenso, portador de neoplasia de próstata localmente avançada com obstrução de uretra, cistostomizado, dialítico, interna para investigação de dor lombar há 2 semanas. Havia passado por atendimento em pronto socorro por algumas vezes, com prescrição de analgésicos e opióides, porém sem resolução do quadro álgico. Pelo uso de opióides sem laxativos, não evacuava há 7 dias. À admissão, apresentava-se afebril, estável hemodinamicamente, com auscultas cardíaca e pulmonar normais, dor intensa em região lombar principalmente em posição ortostática. A ressonância magnética de coluna lombar evidenciou fratura de L3, com desabamento de vértebra e compressão de canal medular. No 2º dia de internação, paciente passou a apresentar urina de cor roxa em bolsa coletora de urina. Estava em uso de anlodipina, levodopa, cetoprofeno, dipirona, codeína e omeprazol. Exames complementares: Urina de aspecto arroxeado, pH: 9 densidade: 1.009 proteínas: +++, ausência de leucocitúria ou hematúria, numerosos cristais de fosfato amoníaco magnesiano, PCR: 9,99mg/dL, Hb: 10,7g/dL GB: 5110/mm3 sem desvio à esquerda, Plaquetas: 154.000/mm3. A Urocultura evidenciou crescimento de Proteus penneri e Enterococcus faecalis. Prescrevemos laxativos para resolução da constipação intstinal, tratamento com Ciprofloxacina 500mg/dia por 7 dias. No último dia de tratamento antibiótico, paciente apresentou resolução completa do aspecto arroxeado da urina. Foi então submetido à cifoplastia, recebendo alta hospitalar 4 dias após.

Discussão e Conclusões

A interpretação e análise dos vários elementos analisados no exame de urina são essenciais na formação do nefrologista, uma vez que fornece informações importantes que auxiliam na investigação, diagnóstico e tratamento adequado do paciente.

Palavras Chave

Nefrologia Clínica; Urinálise; Infecção Urinária

Área

Nefrologia Clínica

Instituições

Hospital Alemão Oswaldo Cruz - São Paulo - Brasil

Autores

Precil Diego Miranda Menezes Neves, Sara Mohrbacher, Bernadete Maria Ferreira Coelho, Américo Lourenço Cuvello-Neto