Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇAO ENTRE INDICE DE MASSA CORPORAL E MASSA DO VENTRICULO ESQUERDO NA DOENÇA RENAL CRONICA NAO DIALITICA

Introdução

A doença renal crônica (DRC) é um problema de saúde pública e é potente fator de risco para doenças cardiovasculares (DCV). A presença de hipertrofia ventricular esquerda (HVE) em pacientes com DRC associa-se a aumento importante da morbidade e mortalidade. Diversos fatores são envolvidos na gênese da HVE na DRC. A obesidade é notório fator de risco para HVE na população geral, porém o seu papel no desenvolvimento de HVE da DRC não é tão claro. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a associação entre índice de massa corpórea e índice de massa ventricular esquerda, além de outras variáveis, em portadores de DRC não dialítica.

Material e Método

Em um estudo observacional transversal unicêntrico, 154 pacientes com DRC foram avaliados quanto ao índice de massa corpórea (IMC), idade, sexo, etnia, creatinina, médias de pressão arterial à monitorização ambulatorial de pressão arterial (MAPA), filtração glomerular média e índice de massa ventricular esquerda (IMVE) por intermédio de ecocardiografia. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos Local. Foi realizada regressão linear múltipla envolvendo pressão arterial sistólica à MAPA, IMC e filtração glomerular. Os resultados foram discutidos ao nível de p < 0,05.

Resultados

A média de idade foi de 61,9 ± 14,8 anos e 83 dos pacientes foram do sexo masculino (53,9%), quatro eram afrodescendentes, um asiático e os demais, brancos. 107 (70%) pacientes apresentaram hipertensão à MAPA. Foi observada associação positiva entre IMC (r = 0,491; p < 0,0001) e PAS 24H (R = 0,193; P = 0,006) com IMVE. A massa ventricular não se associou à taxa de filtração glomerular na regressão múltipla (r = -0,057; p = 0,410).

Discussão e Conclusões

O excesso de peso, por induzir elevação dos níveis séricos de adipocinas, guarda forte relação com o crescimento patológico do miocárdio. Além disso, o excesso de peso causa aumento do volume intravascular e do débito cardíaco, que também participam da gênese da HVE. Essa patogenia é bem estabelecida na população geral, porém o presente trabalho corrobora a ideia de que esses fatores são importantes também nos portadores de DRC. A PAS e, principalmente, o IMC de doentes renais crônicos não dialíticos associaram-se positivamente à HVE, independentemente entre si, o que evidencia a importância da adoção medidas de controle do IMC e da PAS dos portadores de DRC para minimizar os riscos de complicações cardiovasculares relacionados à HVE nessa população.

Palavras Chave

Hipertrofia ventricular, massa ventricular, doença renal crônica, obesidade, monitorização ambulatorial de pressão arterial, Doença Renal Crônica, Hipertensão Arterial

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu- UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Bianca Latance da Cruz, Matheus Antônio Filiol Belin, Rígor Neubern, Carlos Henrique Florindo, Tamires Baraviera Ukawa, Nathalia Dias, Silmeia G Z Bazan, Vanessa Burgugi Banin, Roberto Jorge da Silva Franco, Luis Cuadrado Martin