Dados do Trabalho


Título

DOENÇA RENAL CRONICA AGUDIZADA APOS USO DE CURCUMA LONGA (AÇAFRAO): RELATO DE CASO

Introdução

A curcuma longa, nome científico do açafrão, tem sido cada vez mais utilizado como fitoterápico. Com o propósito de analgesia, antiinflamatório, antiviral, antibactericida, antioxidante, antifúngica, anticarcinogênica, entre outras ações terapêuticas. Tem sido usado em larga escala com bons resultados principalmente para dores articulares refratárias. Apresentamos um caso de uma paciente de 46 anos, sexo feminino, negra, com diagnóstico de doença renal crônica secundária glomeruloesclerose segmentar e focal (GESF), estágio V em tratamento conservador, apresenta agudização da doença renal crônica, com aumento importante dos níveis séricos de creatinina, associada ao uso de curcuma longa (açafrão), 1g/dia, por 10 dias, devido a dores articulares , com consequente melhora após suspensão do uso da medicação. Sendo descartada outras causas comuns de piora da função renal em doentes renais crônicos.

Material e Método

Este relato de caso se baseou em coleta de dados no prontuário de uma paciente com diagnóstico de doença renal crônica acompanhada no serviço de pré diálise peritoneal, após autorização e consentimento da paciente.

Resultados

Não foram estabelecidas as dosagens máximas seguras para doença hepática severa ou doença renal. Porém sabe-se que a via de atuação da curcuma longa, inibe enzimas importante que atuam na regulação vascular sistêmica, principalmente renal, podendo já ser observada lesões renal pelo seu uso, até então, transitória, que apresentam melhora com a suspensão da medicação. Não se sabe ao certo se esse risco é maior em paciente que já possuem lesão renal, como apresentado no caso, ou se os pacientes com função renal normal possuem risco menor, igual ou não possuem risco com uso de tal planta.

Discussão e Conclusões

Curcuma longa (açafrão), está na lista de Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), uma erva da família Zingiberaceae, principal composto ativo é um curcuminoide, denominado curcumina, a qual foi extraída dos rizomas de C. Longa. Utilizado como um fitoterápico, entre as suas diversas ações terapêuticas, atua com anti-inflamatório inibindo as enzimas ciclooxigenases (COX) 1 e 2, da mesma forma que atua os anti-inflamatórios não esteroidais, inibindo a conversão de ácido araquidônico em prostaglandinas, reduzindo a perfusão renal, e levando a isquemia do órgão. Portanto concluímos que o açafrão atua na mesma via que os anti-inflamatórios não esteroidais, podendo apresentar os mesmos efeitos danosos ao rim.

Palavras Chave

doença renal crônica, curcuma longa, açafrão da terra

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Universidade de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

Morganna Sousa Silva, Eduardo Vaz Correa da Silva, Gustavo de Souza Siqueira, Paula Cristina da Silva Lima, Marcia Maria Muniz de Queiroz Studart