Dados do Trabalho


Título

MORTALIDADE DE CURTO E MEDIO PRAZO DE PACIENTES COM LESAO RENAL AGUDA HOSPITALAR

Introdução

A lesão renal aguda (LRA) adquiriu relevância como um problema de saúde pública, dada à sua alta frequência, morbimortalidade prematura e aumento das despesas de saúde. A identificação de fatores de risco modificáveis poderia permitir intervenções destinadas a melhorar os resultados. O estudo teve como objetivo descrever as etiologias e características clínicas de pacientes que desenvolveram LRA hospitalar e analisar a evolução de curto e médio prazo da LRA.

Material e Método

Estudo prospectivo, observacional, de coorte de pacientes com LRA. Foram incluídos adultos com LRA confirmados de qualquer etiologia durante o período de recrutamento e excluídos os com doença renal crônica (DRC), estágio 5, transplantados ou com prognóstico de vida de curto prazo. As definições de LRA foram de acordo com o KDIGO; creatinina sérica (SCr) ≥ 0,3 mg/dl em 48 horas, ou aumento de SCr ≥ 50% em relação à referência SCr, nos 7 dias anteriores. A avaliação da mortalidade realizada na alta e 90 dias do diagnóstico de LRA. A taxa de mortalidade intra-hospitalar foi expressa em frequência acompanhada de seu respectivo intervalo de confiança 95% e a expectativa de sobrevivência estimada segundo o método de Kaplan-Meier. Valores de P menores que 5% foram considerados significativos. Análises realizadas com auxílio do software SPSS v. 20.

Resultados

Foram analisados 63 pacientes em 5 meses, sendo 63,5% do sexo masculino, com idade de 70,9±10,9 anos, sendo 23,8% (n=15) com idade superior a 80 anos. Entre os casos estudados 39% apresentavam um componente infeccioso na etiologia da LRA. As etiologias mais prevalentes foram: síndrome cardiorrenal (15,9%) e LRA pré-renal (19%). A SCr na admissão foi de 1,6 ±0,8 mg/dL. O tempo mediano entre a admissão hospitalar e a avaliação da nefrologia foi de 3 dias (variando de 0 e 57 dias). O tempo mediano de internação foi de 28 dias. Evoluíram para óbito 22 pacientes, representando uma mortalidade intra-hospitalar de 34,9% (23,9% - 47,2%). Após a alta hospitalar, a expectativa de sobrevivência da população em 90 dias foi de 90,2% (81,2% - 99,0%).

Discussão e Conclusões

Amostra com predomínio de pacientes idosos do sexo masculino. A síndrome cardiorrenal e LRA pré-renal foram as etiologias da LRA mais prevalentes. A mortalidade hospitalar foi elevada e reduziu quando avaliados após 90 dias da alta hospitalar.

Palavras Chave

Lesão Renal Aguda, Doença Renal Crônica, Epidemiologia

Área

Lesão Renal Aguda

Instituições

Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) - São Paulo - Brasil, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) - São Paulo - Brasil

Autores

Ana Carolina Alves de Souza, Barbara da Costa, Caroline Desiderato, Isabela da Silva Alvarenga Guimarães, Letícia Tomazella Moraes, Leticia dos Reis Gagliardi, Alana Galhardo Zuchini, Marina Santos de Jesus Guerra, Mariana Batista Pereira, Sandra Maria Rodrigues Laranja, Benedito Jorge Pereira