Dados do Trabalho


Título

NOVOS BIOMARCADORES DE LESAO RENAL SUBCLINICA EM PACIENTES COM HEMOGLOBINURIA PAROXISTICA NOTURNA

Introdução

Hemoglobinúria Paroxística Noturna é uma doença hemolítica crônica adquirida considerada ultrarrara, em que a fisiopatologia da disfunção renal continua pouco compreendida. O objetivo desse estudo é investigar novos biomarcadores de lesão renal subclínica em pacientes com HPN.

Material e Método

Um estudo caso-controle retrospectivo foi feito com 17 pacientes portadores de HPN. Após a confirmação do diagnóstico por citometria de fluxo, foram coletadas amostras aleatórias de urina e sangue. Dados clínicos e laboratoriais foram avaliados. Para análise da função renal, a taxa de filtração glomerular (eGFR) foi estimada usando a fórmula CKD-EPI. Dois biomarcadores renais foram avaliados: KIM-1 (uKIM-1) e MCP-1 (uMCP-1) urinários, os quais foram quantificados por ELISA.

Resultados

Pacientes com HPN apresentaram distúrbios hematológicos significativos e sinais de anemia hemolítica intravascular. Os níveis de uMCP-1 foram significativamente maiores entre os pacientes com HPN (p = 0,017) e apresentaram correlações diretas com a fração de excreção de sódio (p = 0,004), fração de excreção de cloro (p = 0,008) e correlação inversa com ácido úrico (p = 0,016 ). Em relação aos níveis de uKIM-1, não foi encontrada diferença estatisticamente significante entre os dois grupos (p = 0,65).

Discussão e Conclusões

Nenhuma disfunção renal clinicamente evidente foi observada utilizando os biomarcadores tradicionais da função renal. No entanto, os níveis de uMCP-1 estavam elevados em pacientes com HPN, que podem apresentar dano renal devido a processos inflamatórios, sugerindo que a uMCP-1 poderia representar um biomarcador útil para a detecção precoce de disfunção renal.

Palavras Chave

Hemoglobinúria paroxística noturna, Injúria renal aguda, Biomarcadores renais, MCP-1, KIM-1.

Área

Lesão Renal Aguda

Instituições

Hemoce - Ceará - Brasil, Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Alvaro Rolim Guimaraes, Juan Daniel Zuñiga Pro, Ênio Simas Macedo, Gdayllon Cavalcante Menezes, Herivaldo Ferreira da Silva, Pedro Eduardo Andrade de Carvalho Gomes, Matheus de Sá Roriz Parente, Alice Maria Costa Martins, Geraldo Bezerra da Silva Junior, Elizabeth de Francesco Daher