Dados do Trabalho


Título

DISFUNÇAO ENDOTELIAL ASSOCIADA A CARGA BACILAR E A ALBUMINURIA EM PACIENTES COM HANSENIASE

Introdução

A hanseníase é uma importante doença negligenciada infecciosa. Pacientes com hanseníase na forma multibacilar podem apresentar alterações renais clínicas importantes como aumento da albuminúria e de alterações estruturais e funcionais severas no tecido microvascular. O objetivo deste estudo foi investigar os níveis de biomarcadores endoteliais e correlacionar com a albuminúria em pacientes com hanseníase na forma multibacilar.

Material e Método

Estudo de corte transversal realizado em hospitais terciários da cidade de Fortaleza, Nordeste do Brasil, de janeiro de 2017 a dezembro de 2018. Dados clínicos e epidemiológicos foram coletados. Além disso, amostras séricas e urinárias para análise laboratorial foram coletadas em casos confirmados de hanseníase e antes do início do tratamento específico. Foram avaliados na urina: creatinina, proteinúria e glicosúria por métodos colorimétricos enzimáticos; albuminúria por imunoturbidimetria. No soro foram avaliados os seguintes biomarcadores endoteliais: VCAM-1 e ICAM-1 por ELISA.

Resultados

Foram incluídos 102 pacientes com hanseníase, com média de idade de 48 anos, sendo 71 (70%) do sexo masculino. A forma multibacilar ocorreu em 77% dos casos, dos quais 22 tinham forma virchowiana mais grave. Houve aumento significativo da creatinina sérica e albuminúria nos pacientes virchowianos quando comparados as formas paucibacilares. Em relação ao endotélio, apenas a VCAM-1 esteve elevada no grupo virchowiano. Além disso, VCAM-1 se correlacionou com o índice bacteriológico (esfregaço de pele) (r = 0,331, p <0,01) tempo de sintomas da doença (r = 0,234, p = 0,40) e número de lesões cutâneas (r = 0,372, p <0,001). Nos pacientes virchowianos que apresentaram albuminúria acima de 15 mg/g de creatinina, VCAM-1 apresentou correlação significativa (r = 341, p <0,05).

Discussão e Conclusões

A forma predominantemente virchowiana com elevada carga bacilar afeta a estrutura endotelial que pode contribuir para o aumento da albuminúria, um importante marcador de progressão da DRC. Estudos prospectivos futuros são necessários para confirmar essa hipótese e melhorar o atendimento clínico da hanseníase.

Palavras Chave

Hanseníase, Albuminúria, Biomarcadores Endoteliais

Área

Nefrologia Clínica

Instituições

Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Gdayllon Cavalcante Meneses, Louise Donadello Tesarollo, Gabriela Freire Bezerra, Sávio Oliveira Brilhante, Matheus Marques Martins Alexandre, Vittória Nobre Jacinto, Geraldo Bezerra Silva Junior, Alice Maria Costa Martins, Elizabeth de Francesco Daher