Dados do Trabalho
Título
FATORES ASSOCIADOS AO ALCANCE DE UM ALTO VOLUME DE CONVECÇAO NA HEMODIAFILTRAÇAO ONLINE POS DILUCIONAL
Introdução
Por definição a hemodiafiltração online (HDF) é um método de depuração que utiliza, além da difusão, uma convecção de pelo menos 20% do volume de sangue processado. No entanto, no estudo ESHOL foi demonstrado que um alvo predefinido de um maior volume convectivo (23 litros, 3x/semana) associou-se com menor risco de morte e da frequência de hospitalização.
Objetivo:
Identificar os fatores associados ao alcance de um alto volume de convecção (≥69 L/semana) em pacientes em HDF pós dilucional.
Material e Método
Trata-se de uma análise transversal de todos os pacientes em programa de HDF em 13 clínicas de diálise no Brasil em dezembro de 2018, onde um volume convectivo de 69 L/semana era considerada a dose mínima adequada de HDF.
Resultados
Foram incluídos 234 pacientes (66% homens, 39% diabéticos, idade de 64 ± 15 anos e mediana de 34 meses em diálise, 33% com cateter de longa permanência e 37% em HDF diária). O tempo semanal de HDF foi de 729 ± 109 min e o fluxo de sangue de 344 ± 45 mL/min. O volume convectivo semanal foi de 79,8 (69,2 – 85,8) L/semana, sendo que 177 (76%) alcançaram a dose mínima de 69 L/semana. No modelo de regressão logística, tendo o alcance do volume convectivo de 69 L/semana como variável dependente, apenas o tempo semanal de HDF, ter fístula arteriovenosa como acesso vascular e o fluxo sanguíneo mais elevado se associaram com o alcance do volume convectivo adequado.
Discussão e Conclusões
Um alto volume de convecção pode ser alcançado para a maioria dos pacientes submetidos a HDF. Como na hemodiálise tradicional, um baixo fluxo de sangue pode comprometer a eficiência do tratamento, mas o tempo semanal de HDF (aumentando a duração ou frequência das sessões) é uma variável modificável que pode ser usada para atingir o volume convectivo semanal adequado.
Palavras Chave
hemodiafiltração, diálise, convecção
Área
Doença Renal Crônica
Instituições
Fresenius Medical Care - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Ana Beatriz Lesqueves Barra, Jorge Paulo Strogoff de Matos, Ana Paula Roque da Silva, Marcos Sandro Vasconcellos, Eufronio D'Almeida Filho, Frederico Ruzany